CONFIRA TODAS AS ATRAÇÕES QUE VÃO ROLAR NA AFRONTE

Alguém Avisa, Cósmica Bar e Workroom lançam a AFRONTE. Um evento com Oficinas para o público LGBTQIA+ e um espaço para expositores LGBT’s mostrarem o seu trabalho. Nesta primeira edição, o evento acontecerá paralelamente na Cósmica e Workroom. A partir das 10h da manhã iniciam as Oficinas dentro de cada um dos espaços, e a partir das 15h até as 19h também dentro dos locais será possível circular e conhecer o trabalho dos expositores.

Para entender o evento retornamos para a Rebelião de Stonewall. O incidenete iniciou com manifestações espontâneas de membros da comunidade LGBT contra uma invasão da polícia de Nova York nas primeiras horas da manhã de 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, localizado no bairro de Greenwich Village, em Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos. Esses motins foram e ainda são amplamente considerados como o evento mais importante que levou ao movimento moderno de libertação gay e à luta pelos direitos LGBT no país, motivo pelo qual no mês de junho até hoje é celebrado o mês do Orgulho LGBT no mundo todo.

Quase 50 anos após a rebelião de Stonewall as coisas estão bastante diferentes, e certamente há muito do que se orgulhar no que diz respeito aos nossos direitos. No entanto, o Brasil além de ser um dos países que mais mata LGBT’s é também um dos mais homofóbicos. A homofobia nestes casos se torna reflexo da falta de representatividade nas mídias, nas empresas, nos espaços públicos. Vivemos uma ascensão dos direitos na lei, que ainda não se refletem na cultura do país. Por isso, precisamos continuar indo para as ruas, nos reunindo e nos organizando para criarmos redes capazes de confrontar e mudar esta situação.

A luta da AFRONTE é cultural e social, nosso protesto é pela liberdade de ir e vir, por isso, o Alguém Avisa, a Cósmica e a Workroom se unem para a primeira edição deste evento que busca não apenas reunir o público LGBT para se divertir, mas principalmente criar uma rede coesa e colaborativa. No dia 30 de Junho, nas vésperas da Parada de Luta LGBTI de Porto Alegre vamos produzir um evento bem colorido, com Oficinas Gratuitas para o público LGBTQIA+ e disponibilizar espaços para comerciantes e produtores LGBT’s apresentarem o seu trabalho. A Cósmica e a Workroom ainda preparam drinks e comidas deliciosas para você enfrentar essa maratona. Logo após a Feira, os bares funcionarão normalmente, com uma noite bem colorida e diversa.

AFRONTE é a busca da união em momentos de tantas injustiças. É enfrentar lado a lado as adversidades que sofremos diariamente. É criar um espaço de pertencimento, é sentir-se cada vez mais forte para seguir lutando não apenas pelos nossos direitos, mas também pelos daqueles que ainda não os possuem.

OFICINAS:

Cósmica

10h – Murilo Annoni – Um céu dentro de mim: dicas práticas para uso da astrologia no dia a dia
11h – Os Discordantes Bate Papo sobre HIV, relacionamento, tratamento e prevenção
12h – Bordado Empoderado – Oficina “Como bordar em papel fotográfico”?
13h – Eric Seger – Oficina de Educação e Empoderamento de Gênero

Workroom

10h – Felipe Nogs, Sidnei Cordeiro, Isis Rangel – Oficina Mercado de Trabalho LGBT+
11h – Bibi Ribeiro – Oficina de Stiletto
12h – Déh Dullius – Oficina de Modelagem para Figurinos
13h – Sarah Vika – Oficina Dicas de Maquiagem
14h – Carol Bastos, Marcelly Malta e Vinícius Lara – Bate-Papo Direitos Humanos LGBT+

*A lotação das oficinas será de acordo com a lotação dos espaços. Chegue um pouco antes.

FEIRA DE EXPOSITORES:

A Feira de Expositores acontece a partir das 15h dentro da Cósmica e Workroom e conta com a presença de LGBT’s de diversos segmentos. Na Afronte eles se reúnem em prol de uma única causa, criando esta rede de trocas. Confira abaixo quem são os expositores que participam da Feira.

Expositores:

Caio Mascarello

Artista Visual, natural e residente de Porto Alegre, RS. Através de retratos em desenho, colagem e texto aborda questões relacionadas a liberdade e sexualidade. Trabalho com diferentes meios visuais, com especial interesse em intervenções urbanas. Dentro os meus projetos atuais destaco o projeto Jakezine, um fanzine homoerótico, ainda não publicado. A construção do projeto se dá a partir de pesquisa em revistas e publicações homoeróticas nacionais e internacionais (principalmente das décadas de 90 e 00), seguindo para colagens, ilustrações e textos. Enquanto o fanzine segue em processo de criação, o artista vem trazendo a público algumas de suas páginas, através do processo de guerrilha colando adesivos e panfletando pela cidade, e ainda a exposição e venda de prints e postais.

Adri A.

Adri A. é ilustrador e quadrinista, em suas produções utiliza elementos homoeróticos e fantásticos para abordar temas ligados a diversidade e ao universo LGBTQ. É autor da Cara-Unicórnio, serie em quadrinhos que satiriza clichês dos super-heróis e cultura pop, e tem protagonistas LGBTQ.

J.R. Weingartner Jr.

Ilustrador e quadrinista, trabalho com artes temáticas para o homoerótico e quadrinhos LGBTQI+. Estarei com minhas artes como prints, artes originais e o zine “Little book of sketchboys” totalmente voltado para nú masculino e meu zine “Boys don’t cry” e ilustrações diversas.

Folhagem Coletiva

Folhagem Coletiva é uma banca viajante que reúne trabalhos de artistas/publicadorxs com propostas semelhantes. Em 2018, a banca Folhagem Coletiva conta com a participação de Cactus Edições + Vendo Luzes Inedições e convidades. Para esta edição da AFRONTE selecionamos trabalhos de: Azulejo Arte Impressa, Felipe Alonso, Lote 42 e Pipoca Press.

Piña con Limón

Nada discreta, nem fora do meio, a Piña con Limón é uma marca de roupas estampadas exclusivas em tamanho único para vestir quem quer dar close certo.

Savage Handmade

Marca de peças bordadas à mão. São telas em bastidores, camisetas, papel, tecidos soltos e outros tipos de superfície. A ideia é que o bordado se torne uma forma de expressão além do tecido. As peças ficam por conta da bordadeira Lorena Risse.

Concretize

A Concretize atua na área de light design, ou seja, no desenvolvimento de projetos e consultoria de iluminação para espaços comerciais e residenciais. Buscando unir estética, funcionalidade e sustentabilidade, acreditamos que estes três conceitos devem andar juntos. Dentre os seus trabalhos estão também o desenvolvimento de peças feitas em Concreto. Luminárias lindas para você decorar o seu ambiente.

G8 – Generalizando

O Grupo G8-Generalizando (Direitos Sexuais e de Gênero), do SAJU — UFRGS, engloba em suas ações todas as sexualidades e possibilidades que o masculino e o feminino apresentam. O G8-G trabalha sob uma ótica interdisciplinar, em comunhão com profissionais e estudantes de várias áreas. Busca-se aqui a solução de conflitos pela via extrajudicial ou judicial, sempre com a perspectiva de reduzir possíveis danos, traumas ou desgastes que possam vir a se agravar ou se desenvolver ao longo do litígio. Assim, o trabalho com Direitos Sexuais surge da demanda da criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento de uma regulação jurídica que resista ao engessamento das abordagens tradicionais do tema.

Loja Afirme

Loja de artigos LGBT que visa exibir a diversidade e dar visibilidade a causa LGBTQ+, incentivando a autoafirmação e mostrando que quem resiste não está sozinho. Nosso processo produtivo é baseado em práticas de trabalho e comércio justos. No avesso da discriminação e do preconceito, nossos fornecedores são escolhidos visando fomentar uma rede de colaboração entre os membros da comunidade.

Futebol Magia POA

Equipe de Futebol inclusivo de Porto Alegre participa oferecendo produtos do clube para seus torcedores e disponibiliza também informações para quem quiser participar do time, da torcida ou dos treinamentos.

Wagner Mello

Wagner Mello é ilustrador e arte educador, sua produção consiste em diários gráficos, que apresenta em diferentes técnicas e suportes, do texto escrito ao desenho em linhas, aborda em sua poética a visão e o cotidiano de um rapaz lgbt que transita pela cidade.

Confirme a sua presença no EVENTO.

SERVIÇO:
30 de Junho
Horário: 10h – 19h
Local: Cósmica e Workroom (Rua Lopo Gonçalves, Nº 364 e 378)

Siga o Alguém Avisa nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Posted Under