O TODXS app, da TODXS, startup social sem fins lucrativos que promove a inclusão LGBTI+, é o único brasileiro entre os indicados ao Google Play Awards. O aplicativo é um dos cinco finalistas na categoria “Melhor impacto social” de 2018. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira, 24, pela Google em seu site. Os vencedores de cada categoria serão conhecidos no dia 7 de maio, um dia antes do início do Google I/O desse ano.
Lançado há um ano, gratuito e disponível em Android e iOS, o TODXS app reúne mais de 700 leis e normas específicas para LGBTs de 97 cidades em todo o Brasil. O conteúdo é dividido em tópicos, de acordo com a necessidade de quem procura a informação e por proximidade do usuário.
Pelo aplicativo é possível, ainda, registrar denúncias de casos de LGBTIfobia. As ocorrências são encaminhadas ao Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), que direciona aos órgãos públicos responsáveis. Além da tomada de providências e medidas preventivas, as informações coletadas serão utilizadas como base para a criação de um panorama nacional da discriminação.
Para Pedro Souza , coordenador de Cultura e cofundador da TODXS, o aplicativo se torna importante, pois amplia o acesso à informações relativas à comunidade LGBTI+. “É importante que essa comunidade busque legislações que existem dentro dessa linha de interesse e pressiona órgãos públicos na criação de políticas públicas voltadas para essa comunidade”. Souza destaca, ainda, o empoderamento como característica importante do aplicativo. “Com o TODXS app, não precisamos mais ver na mídia casos e mais casos de LGBTIfobia no Brasil e ficar de mãos atadas sem conhecer os próprios direitos e sem conhecer mecanismos para quebrar esses ciclos”.
O TODXS app já tem cerca de 6 mil downloads e mais de 50 denúncias realizadas desde o lançamento, em abril de 2017. Cofundadora da TODXS, Duda Carvalho comemora o alcance e a indicação. “Receber essa nomeação é uma honra, uma conquista e uma confirmação de que o nosso trabalho todos os dias vale a pena”. Duda destaca, ainda, o impacto do aplicativo na vida desta comunidade no Brasil, país que mais mata LGBTI+ no mundo. “A gente quer melhorar a vida de cada pessoa LGBTI+, aumentando a expectativa de vida e reduzindo o número de casos de discriminação e violência”.
Conheça o aplicativo, disponível gratuitamente na App Store ou na Google Play.
Sobre a TODXS
A TODXS é uma startup social sem fins-lucrativos, criada em março de 2016, com objetivo de coletar e processar dados sobre a população LGBTI+ e desenvolver iniciativas de alto impacto social, focadas em três pilares: sociedade, governo e empresas. A organização conta atualmente com mais de 90 membros voluntários.