FINANCIAMENTO COLETIVO PARA REALIZAR A EXPOSIÇÃO ‘QUEERMUSEU’ NO PARQUE LAGE

A exposição Queermuseu foi criada como uma plataforma de diálogo e debate sobre a diferença na arte brasileira, por isso está sendo realizado um financiamento coletivo para montar a exposição no Parque Lage, para colaborar, acesse o site. Foi justamente a intolerância com a diferença que levou ao fechamento da exposição e à autoritária interrupção desse diálogo. A censura se torna ainda mais grave quando parte do prefeito de uma das cidades mais diversas do mundo. E ainda por cima baseada em mentiras e suposições falsas. O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, afirmou que a população carioca não quer a exposição. Ninguém nos perguntou nada.

Chegou a hora de respondermos mesmo assim:

 

A arte nos mobiliza pela empatia. O que mobiliza nos transforma. O que nos transforma é afeto. Essa não é uma campanha sobre o mérito artístico da exposição e nem sobre suas obras. Ninguém pode ser obrigado a ver ou gostar de nada. Da mesma forma, ninguém pode ser privado ou cerceado do acesso ao conhecimento e à expressão artística. É exatamente por essa liberdade que ninguém pode ser proibido de pensar, ver, apreciar, criticar, dialogar e ter a própria opinião. Essa campanha é sobre liberdade de escolha, expressão e opinião, direitos tão duramente conquistados e que nos foram cerceados. É sobre democracia.

Quando o prefeito mistura política com moralismo e censura, ele fere os princípios da democracia e manipula a sociedade em benefício de seus interesses e crenças pessoais. Reabrir Queermuseu é reparar em parte o dano causado ao patrimônio cultural e artístico brasileiro, ocasionado pelo seu fechamento precoce e autoritário e o processo difamatório associado. A reabertura da exposição é também um ato político contra a censura e em favor da liberdade de expressão e de escolha.

Para realizar a exposição, criamos esta campanha de financiamento coletivo, que, por si só, é uma ferramenta de diálogo e legitimidade do projeto. A campanha avança pela força da sociedade. Ela é o instrumento democrático que possibilitará o acesso a liberdade de escolha.  

Mesmo que você não possa ou não tenha interesse específico em ver a exposição, contribuir para a reabertura de Queermuseu é participar de um momento histórico de mobilização da sociedade contra a censura. É tornar-se agente fundamental de uma das mais importantes exposições brasileiras da década e a primeira exposição queer já feita na América Latina. É igualmente contribuir com uma das mais importantes escolas de arte livre do país.

Ao contribuir com o projeto, seu nome estará no novo catálogo da exposição e em sua história para que as futuras gerações se lembrem de quando a população brasileira se uniu contra a difamação e o falso moralismo de uma campanha fundamentada em uma sociedade patriarcal e heteronormativa em prol da arte e da liberdade criativa.

A arrecadação é tudo ou nada. Precisamos alcançar a meta até o final do prazo para receber o dinheiro, entregar as recompensas e realizar a exposição e reabrir o debate. Caso contrário, o dinheiro volta integralmente para os apoiadores e o projeto não acontece. Convidamos você a se engajar na reabertura da mostra como forma de restabelecer um diálogo aberto, público e respeitoso entre todos e para todos.

Contribua e compartilhe a campanha e vamos juntos dar um basta na censura e no falso moralismo!

Veja mais no site do Alguém Avisa e siga também as atualizações nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.