PORTO ALEGRE SEDIA A CHAMPIONS LIGAY, MAIOR EVENTO ESPORTIVO LGBT DA AMÉRICA LATINA

Organizada pela LGNF – LiGay Nacional de Futebol acontece em Porto Alegre, nos dias 13, 14 e 15 de abril a 2ª Champions Ligay – Torneio de Futebol Society, evento que conta com 260 atletas amadores. A disputa dos jogos terá início às 13h do dia 14 de abril de 2018, no complexo esportivo Soccer City (R. Lauro Müller, 700 – Navegantes), próximo a Estação Farrapos do Metrô.

Nesta edição, 12 equipes de seis estados brasileiros e do Distrito Federal – BeesCats e Alligaytors (RJ), Futeboys, Bulls , Afronte e Unicorns (SP), Bravus (DF), Bharbixas (MG), Capivaras (PR) Sereyos (SC), PampaCats (RS), e os anfitriões Magia (RS) – disputam o título nacional de futebol society LGBT, que conta com o apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Porto Alegre e Federação de Soccer Society do Rio Grande do Sul (FSSRS), que será responsável por fornecer o suporte técnico e institucional para a competição. A FSSRS reforça sua posição de resgatar o verdadeiro espírito esportivo de integração, amizade e competitividade sadia.

O objetivo do evento é promover a inclusão, por meio do esporte; estimular a criação de novos times em todo o País e acabar com o preconceito. Por essa razão, o evento é itinerante e realizado duas vezes por ano. Segundo os organizadores, a expectativa é de que 1500 pessoas participem da Champions Ligay em Porto Alegre.

Sorteio das Chaves

O sorteio das chaves (com transmissão via web) acontece no dia 24 de março direto de Porto Alegre. No dia 13 de abril (sexta-feira), as equipes começam a chegar à capital gaúcha e participam do Congresso Técnico, no Blue Tree Premium (Av. Borges de Medeiros, 3120 – Praia de Belas). Na ocasião, serão reforçados os objetivos do torneio, as regras e apresentados a comissão de arbitragem e os envolvidos na realização do evento.

No primeiro dia do torneio, todas as equipes se enfrentam entre si. As duas melhores colocadas em cada chave se enfrentam no dia seguinte nas etapas semi e final.  Entre o intervalo entre os jogos, haverá shows de Drag Queens, cheers leaders, escola de samba e muitas outras atrações. No local, também haverá food trucks. A programação inclui ainda Festa Eletrônica com uma das mais famosas baladas de São Paulo estreando em solo gaúcho.

A competição serve também de termômetro para o World Gay Games, que acontece no mês de agosto, em Paris (França).  Os jogos da diversidade ocorrem de quatro em quatro anos e a ideia é que a equipe gaúcha Magia Sport Club, anfitriã do torneio, seja uma das representantes do país na modalidade. Para que isso ocorra, o time busca patrocinadores.

Inclusão e solidariedade

Durante as cerimônias de sorteio das chaves, abertura e encerramento da A Champions Ligay, a Drag Queen Rita D´Libra será a responsável pela tradução para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Rita trabalha como professora na Associação Pestalozzi de Canoas. Segundo ela, o campeonato pode ser uma grande abertura e convite para os surdos LGBT ingressarem no futebol. Não haverá cobrança de ingresso para assistir aos jogos do torneio, porém um posto de coleta de alimentos não perecíveis será colocado no local. Todos alimentos arrecadados serão distribuídos para um projeto beneficente a ser definido pela comissão.

Economia

O torneio deve injetar mais de R$ 350 mil reais na economia local. Deste valor, cerca de R$ 100 mil só na organização do evento. Até o momento, 170 quartos da rede hoteleira já estão ocupados para o final de semana da competição e a previsão dos organizadores é de que esse número duplique até a data de abertura.

Champions Ligay

14 e 15 de abril
Complexo Esportivo Soccer City (R. Lauro Müller, 700 – Navegantes)

Equipes Participantes:

Magia Sport Club (RS) –  equipe anfitriã –  fundado em março de 2005, o time surgiu com o objetivo de disputar partidas de futebol em um ambiente de descontração e brincadeiras, sem cobranças por resultados. As cores da equipe – azul, vermelho e branco – homenageiam a dupla GreNal e para participar dos jogos a exigência do grupo é o respeito mútuo e disposição para confraternizar, independentemente da orientação. Em 2017, a equipe participou da fundação da LGNF – LiGay Nacional de Futebol, e obteve o 4º lugar na Champions LiGay. Na segunda edição do torneio, o Magia foi escolhido como equipe anfitriã e é responsável pela organização do torneio na capital gaúcha.

Afronte FC (SP) –  fundado em fevereiro de  2017, o Afronte começou com jogos para o público LGBT. O empenho dos integrantes fez com que o time se organizasse e começasse a participar de campeonatos.

Alligaytors (RJ) – fundado em outubro de 2017, a equipe do bairro Madureira, na zona norte carioca,é formada na maioria por homens, mas uma jovem lésbica também marca presença nos treinos.  Homens heterossexuais podem fazer parte do time! Para isso, foi criado o projeto “Adote um Hétero”, onde qualquer jogador pode levar um amigo hétero para jogar com time uma vez. A proposta é ser um clube inclusivo e livre de preconceitos.

BeesCats (RJ) – fundando em maio de 2017 é o primeiro time gay de futebol do Rio de Janeiro e o único a integrar a Liga Carioca de Futebol Society. A equipe participa de torneios contra equipes LGBT e contra heteros também. O time foi campeão da Taça Hornet da Diversidade 2017, vice-campeão invicto da primeira Champions Ligay 2018 –  nos dois torneios garantiu o melhor ataque, melhor defesa e artilheiro – e 3° lugar na Copa São Sebastião 2018

Bharbixas (MG) –  fundado em 2017, a equipe surgiu quando um dos seus atletas, apaixonado por futebol, descobriu que em vários estados do Brasil surgiam equipes LGBT. Mas foi na Parada do Orgulho LGBT+ que o time foi conhecido pelo grande público. O Bharbixas é o campeão da 1ª Champions LiGay, que aconteceu no Rio de Janeiro.

Bravus (DF) –  fundado em agosto de 2017 na capital federal, o Bravus surgiu de um encontro que tinha como finalidade a inclusão do homem gay no esporte.  Como muitos atletas competiam em torneios hetero, o grupo decidiu se organizar e participar de torneios.

Bulls Football (SP) – fundado em fevereiro de 2017, o Bulls busca levar a inclusão social por meio do esporte. Em menos de um ano, a equipe já conquistou o Torneio da Diversidade de São Paulo e a Champoions Alliance de Curitiba. 

Capivara Futebol Clube (PR) – fundado em novembro de 2016, o time, apesar de ser conhecido e respeitado como um time gay, não se intitula apenas como tal. O clube preza a participação de todos que queiram jogar, independente de orientação sexual, gênero ou porte físicol.  Um dos mais importantes campeonatos em que o time atuou foi  a 1ª Taça Hornet de Futebol da Diversidade, realizado em São Paulo.

Futeboys (SP) –  fundado em setembro de 2015¸ surgiu quando um dos jogadores mais antigos da equipe foi convidado para jogar uma partida com seus colegas de trabalho.  Essa partida comum, despertou nele o desejo de que aquilo pudesse se repetir entre os seus próprios amigos, homens gays como ele.

Pampa Cats (RS)  – fundado em 10 de agosto de 2017, a equipe já tem em seu currículo 40 jogos e teve sua estreia em torneios em janeiro deste ano na 1ª Copa Sul Gay de Futebol na cidade de São José/SC. Além do futebol society, há também um time de vôlei  e as equipes PampaRun (corrida) e o Pampahand (Handebol).

Sereyos Sport Club(SC) – fundado em 2017 com o objetivo dos jogadores se divertirem, a equipe participou da 1ª Champions LiGay. Em janeiro deste ano, o time foi vice campeão da 1ª Copa Sul Gay do Brasil, realizada em Florianópolis. Em 2018, o Sereyos expandirá o número de esportes e contará com o  Sereyos Funcional, Sereyos Run e Sereyos Vôlei.

Unicorns (SP) –  fundado em abril de 2015 como um time de futebol para público LGBT, hoje o Unicorns. Com o sucesso da equipe, o Unicorns se tornou uma equipe poliesportiva com grupo de corrida.

Veja mais no site do Alguém Avisa e siga também as atualizações nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Posted Under