DICA DE LEITURA: LIVRO ‘O FIM DO ARMÁRIO’ JÁ ESTÁ NAS LIVRARIAS

A edição em português de “O fim do armário. Lésbicas, gays, bissexuais e trans no século XXI” já está à venda no site da Saraiva, com entrega rápida por correio para todo o Brasil — e essa semana também chega às lojas. 

O que significa ser homossexual e/ou transgênero no século XXI? O fim do armário é uma crônica de época sobre a experiência LGBT atual desde diferentes perspectivas. Bimbi fala sobre os avanços, as lutas pendentes, a postura das igrejas, os crimes de ódio, os preconceitos, os mitos; reunindo textos analíticos, crônicas, narrações, estudos de caso de diferentes partes do mundo, tudo articulado e com uma linguagem clara e direta, num livro escrito para ser lido por pessoas de qualquer orientação sexual e/ou identidade de gênero.

CRÍTICAS:

“O fim do armário é um livro jornalístico fantástico, no sentido clássico da palavra: conta um monte de histórias atraentes, atrapantes, estremecedoras, que a maioria dos leitores desconhece. É divertido, mobilizador, transgressor, respeitoso, combativo, fofoqueiro, tudo na justa medida e harmoniosamente. O livro tem uma grande virtude que, ao mesmo tempo, é um defeito. Bimbi tenta construir pontes entre o mundo gay e aqueles que ainda têm preconceitos, e faz um esforço enorme para desconstruir esses preconceitos. Não agride, não repreende, não acusa: conta, explica. A gente fica com vontade de dizer que já não é necessário, que seu interlocutor imaginário não merece tal dedicação. Talvez chegue o momento em que a humanidade peça perdão à comunidade LGBT pelas perseguições, pelas torturas, pela marginalização à qual a submeteu, por sua infinita crueldade, e lhe agradeça sua luta, que nos tornou, a todos nós, mais livres, leves e bons. Até então, este tipo de livros são tão necessários, sobretudo quando, além do mais, estão escritos com tanta paixão, quando suas páginas são tão quentes, na melhor acepção da palavra.”

— Ernesto Tenembaum, jornalista

“O fim do armário é um documento de época, um álbum de fotografias, um filme inconcluso. E é também o testemunho mais claro e contundente de que já nada será como foi.”

— Osvaldo Bazán, autor do livro “História da homossexualidade na Argentina”

Veja mais no site do Alguém Avisa e siga também as atualizações nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.