CINE IBERÊ: MULHOLLAND DRIVE – CIDADE DOS SONHOS

Na semana da mulher, o Cine Iberê apresenta o filme Mullholland Drive: Cidade dos Sonhos. O filme conta a história da morena Rita (Laura Harring), machucada e amnésica, que encontra a loira aspirante a atriz Barbie Betty (Naomi Watts), ambas iniciam uma jornada em busca da verdade por trás da identidade de Rita. Ao longo do filme, nada é o que parece. Ambientada no universo irreal de Los Angeles, David Lynch explora a natureza esquizofrênica da cidade numa mistura desconfortável de inocência e corrupção, amor e solidão, beleza e depravação. Lynch constrói habilmente um enigma hipnotizante, impulsionando-nos através de um misterioso labirinto de experiências sensuais até alcançarmos o cruzamento onde sonhos e pesadelos se encontram. O filme recebeu o prêmio de melhor diretor em Cannes (2001), melhor fotografia Independent Spirit Award (2002) e foi indicado ao Oscar (2002) de melhor diretor.

David Lynch é um dos realizadores mais cultuados do cinema mundial. Além do trabalho no cinema e na televisão, é artista visual e músico. Lançou seu primeiro filme, Eraserhead, em 1977. Realizador de filmes como Veludo Azul, Estrada Perdida e Mulholland Drive: Cidade dos Sonhos, em que desenvolve uma linguagem própria em Hollywood, rompendo com convenções pré-estabelecidas do cinema americano. No início da década de 1990, ao lado de Mark Frost, realiza o seriado Twin Peaks, um marco da televisão americana, que retornou em 2017, após 26 anos de seu último episódio, novamente dirigida e produzida por Lynch, ao lado de Frost. Sua filmografia: Eraserhead (1977), O Homem Elefante (1980), Duna (1984), Veludo Azul (1986), Twin Peaks (1990-1991) (TV), Coração Selvagem (1990), Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992), Estrada Perdida (1997), Mulholland Drive: Cidade dos Sonhos (2001), Império dos Sonhos (2006), Twin Peaks: O Retorno (2017) (TV).

Gilson Vargas é roteirista, diretor e produtor cinematográfico. Graduado em Comunicação Social, Mestre pelo PPGCOM da PUCRS – com pesquisa sobre direção de atores. Professor das disciplinas de roteiro e de direção de cinema no Curso de Realização Audiovisual/UNISINOS. Escreveu e dirigiu diversos curtas selecionados e premiados em festivais e mostras no Brasil e no exterior, como Quem?, À sombra do outro e Casa Afogada. Em teatro dirigiu as peças Crucial dois um e 9 mentiras sobre a verdade.

Mulholland Drive: Cidade dos Sonhos integra o programa Noturnal – atividade cinematográfica paralela à exposição Unânime Noite, e tem curadoria de Marta Biavaschi.