CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE CURTAS LGBT NA CINEMATECA CAPITÓLIO

Sigma Cinema é um coletivo de cinema que atua de forma online e física que tem como objetivo divulgar o universo cinematográfico independente brasileiro e seus realizadores. Trazendo conteúdos online sobre a indústria cinematográfica brasileira e suas produções audiovisuais, além de realizar um cineclube semanal em Porto Alegre com exibição de curtas universitários que pautem questões sociais importantes de serem discutidas no Brasil. Nesta semana, o tema são os direitos LGBT e serão exibidos os filmes Bicha Camelô, LGBT de Periferia e também o curta Banana. As sessões acontecem na Sala Multimídia, a partir das 19h30, no Capitólio. 

PROGRAMAÇÃO | 21/02 – DIREITOS LGBT 

BICHA CAMELO 
Direção: Wagner Previtali (UFPEL)
Sinopse: Conforme os dias passam e convive com outras pessoas, Michael descobre a si mesmo e com isso se permite mais.

LGBT DE PERIFERIA: Resistência, lute e empoderamento
Direção: Aleone Higidio (UFOP)
Sinopse: O documentário conta a história das gêmeas Rayene e Rayele e dos amigos Rafael e Vanderson. Os jovens LGBTs moram num bairro periférico conhecido como “Prainha”, em Mariana-MG. Eles e elas estão num processo de construção de suas identidades sexuais e gênero. Porém, independente da fluidez que podem assumir no futuro – ou a afirmação das identidades construídas – eles são sujeitos que lidam, cotidianamente, com todas as situações adversas que uma periferia de uma cidade histórica mineira possui. Apesar disso, se divertem e se empoderam a cada dia. No filme, revelam afetos, medos, angústias, sonhos, ou a ausência deles. 

BANANA 
Direção: Marvin Pereira (UFRBA)
Sinopse: Inspirado na introdução do livro ” Travesti: Prostituição, sexo, gênero e cultura no Brasil” do antropólogo Don Kulick, “Banana” narra um dos encontros que o sueco teve durante a realização da pesquisa de campo para o livro. O curta aborda a forma que uma travesti periférica e soteropolitana encara as adversidades sociais, enquadra a resistente agressividade de se apresentar como seres desviantes ao mesmo tempo em que nos proporciona o olhar sereno de quem é ser humano.

Loca: Sala Multimídia 
Horário: 19h30, toda quarta-feira 
Valor: R$2,00 ou 1kg de alimento não perecível 

APOIO: Tecna – Centro Tecnológico Audiovisual do RS | Forcine Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual | Síntese Produtora

Veja mais no site do Alguém Avisa e siga também as atualizações nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram