MULHER TRANS AMAMENTA SEU FILHO PELA PRIMEIRA VEZ NO REINO UNIDO

Uma mulher transgênera foi capaz de amamentar um bebê no primeiro caso registrado do gênero, dizem os pesquisadores. A jovem de 30 anos decidiu que queria amamentar depois que sua parceira grávida disse que não queria fazer isso sozinha, de acordo com o jornal Transgender Health. Um especialista do Reino Unido disse que a pesquisa é “excitante” pois poderia levar a mais casos de mulheres transgêneros que gostariam de amamentar. Antes que o bebê nascesse, os médicos colocaram-na um tratamento de três meses e meio para ajudá-la a produzir leite artificialmente, geralmente dado a mulheres que adotaram bebês ou que os possuem por meio de substitutos. Isso incluiu o bombeamento de mama, tomando hormônios produzidos por mães biológicas, uma droga que pode estimular a produção de leite e um bloqueador de hormônio masculino.

Como resultado, a mulher conseguiu produzir uma quantidade “modesta mas funcional” de leite materno. Pesquisadores disseram que esta foi a única fonte de nutrição do bebê para as suas primeiras seis semanas, período durante o qual seu crescimento, alimentação e hábitos intestinais foram “adequados ao desenvolvimento”. Depois disso, o bebê também começou a ter leite de fórmula porque não estava sendo produzido leite materno suficiente. O bebê tem agora seis meses de idade e continua a ser amamentado como parte de sua dieta, disseram os autores do estudo.

Pesquisadores dizem que ainda é necessária uma investigação mais aprofundada para determinar o tratamento ideal para as mulheres transgêneros que desejam amamentar. A Dra. Channa Jayasena, professora sênior do Imperial College especializada em endocrinologia reprodutiva, disse que a pesquisa foi um “desenvolvimento emocionante”. Ele disse que tinha ouvido falar de alguns casos no Reino Unido de mulheres transgênero sendo ajudadas a amamentar, mas até agora nenhum relatório havia sido publicado. Ela inclusive acrescentou: “O que realmente precisamos fazer é agrupar esses casos e compartilhar nossos conhecimentos, encontrar a melhor receita para amamentar nesses pacientes sem expô-los a riscos para a saúde”. Os pesquisadores disseram que não estava claro se todos os medicamentos utilizados no tratamento da mulher eram necessários para conseguir a lactação. Eles disseram que era necessária uma investigação mais aprofundada para determinar o tratamento ideal para as mulheres transexuais que desejavam amamentar.

Fonte: BBC

Veja mais no site do Alguém Avisa e siga também as atualizações nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram