“PAMPACATS” É UM DOS NOVOS TIMES DE FUTEBOL GAY DO RIO GRANDE DO SUL

É possível que muitos LGBT’s já tenham passado por situações desagradáveis quando o assunto é futebol. Seja na época do colégio, onde jogar ou não jogar futebol era coisa de ‘viado’ ou ‘sapatão’. Para os que adoram o esporte e frequentam os estádios a situação é as vezes muito pior, devido aos constantes cânticos pejorativos aos jogadores. Mas ao contrário do que muitos podem imaginar. Futebol é para os LGBTQIA+ sim. Quando a gente luta por direito, isso inclui o direito de fazer TUDO que a gente tiver vontade, incluindo o futebol.

Foi pensando nisso, que surgiu recentemente em Porto Alegre o PampaCats. A ideia de montar um time formado somente por garotos gays surgiu da necessidade dos jovens de encontrarem um local onde pudessem praticar o futebol, criando um ambiente inclusivo, no qual independente da qualidade técnica dos jogadores todos pudessem jogar sem serem ou se sentirem repreendidos. Com esse mesmo espirito, os PampaCats completam agora em fevereiro 6 meses de atividades. O primeiro jogo de futebol aconteceu dia 10 de agosto e o de vôlei foi realizado no dia 30 de setembro. Vale lembrar que o time foi fundado com o incentivo dos times do Rio e de São Paulo que realizam uma campanha chamando pessoas interessadas em fundar um time de futebol gay por todo o Brasil.

No quesito preconceito, o time revela que até então não sofreu nenhum tipo de preconceito durante os jogos. David, um dos integrantes, comenta que “obviamente há um estranhamento quando chegamos e nos cumprimentamos com abraços e beijos. Somos um time muito carinhoso. Algumas pessoas ficam olhando também quando colocamos a bandeira LGBT ou dão risada com nossos gritos de “vai guria” ou qualquer outro tipo de brincadeira, mas sempre levamos numa boa e nunca nos sentimos repreendidos”.

A respeito da relação dos jogadores com o futebol é bem diversa. Há meninos realmente apaixonados pelo esporte. Que não perdem um jogo do seu time, vão em estádios, possuem camisetas e jogam futebol há anos. Há aqueles que só querem jogar futebol, e há ainda aqueles que nunca jogaram futebol na vida, seja por medo, por exclusão ou desinteresse, mas que viram nos Pampacats a oportunidade de se sentirem pertencentes a um grupo, realizar um esporte e se sentir amado. O Pampacats diz levar muito a sério a palavra ‘família’.

Sobre a expansão da categoria, o time revelou que no último levantamento realizado pela presidência da Ligay (Liga Nacional de futebol gay do Brasil) já foram contabilizados 25 times ao total, entre já formados e em formação. Atualmente a Ligay é formada por 12 times: Pampacats e Magia (RS), Sereyos (SC), Capivaras (PR), Futeboys, Unicorns, Afronte e Bulls (SP), Alligaytors e Beescats (RJ), Bharbixas (MG) e Bravus (DF).

Sobre a organização dos jogos de futebol, a equipe pratica o esporte três dias da semana, nas segundas-feiras das 21h30 às 22h30 com intuito da diversão e descontração, no qual são sempre reservadas 2 vagas para novos jogadores e nas terças-feiras e quintas das 22h30 às 23h30 pra os treinos táticos. Nas quartas e sábados são realizados os jogos de vôlei. Interessados podem entrar em contato através da página do PampaCats.

Os próximos projetos giram em torno do time de Handebol e a equipe de corrida. Uma das grandes evoluções do time é a equipe de corrida que será aberta a qualquer pessoa, independente da orientação sexual. As demais modalidades ainda serão focadas na comunidade de homens gays. Uma das grandes discussões dentro time é como ser inclusivo sem ser exclusivo ao que toca todas as demais pessoas do público LGBT, como mulheres lésbicas, transexuais, travestis ou bissexuais. Até o momento o grupo é focado em ser uma equipe poliesportiva gay e não LGBT. Destinada, portanto, a inclusão de meninos gays no mundo dos esportes.

Um dos nossos “xodós” são os nossos Pampalovers, pessoas que torcem pelos Pampacats, e que desde o início têm amor pelo time e se tornaram grandes aliados para tornar o mundo do futebol mais inclusivo. Quer fazer parte? Então fique de olho na agenda do time.

Recentemente, o time participou da 1ª Copa Sul Gay de Futebol em São José/SC. Participaram do evento, 5 equipes do sul do país: Pampacats e Magia do Rio Grande do Sul, Sereyos/SC, Magia, Taboa/PR e Capirava/PR. Quem ganhou o primeiro lugar foi o Taboa, segundo Sereyos, terceiro Magia, quarto Pampacats e quinto Capivara.

Em breve Porto Alegre sediará o seu próprio evento esportivo. Fique de olho aqui no Alguém Avisa para saber mais informações. 

Veja mais no site do Alguém Avisa e siga também as atualizações nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram

Posted Under