MAIOR GRAFITE DO MUNDO FOI REALIZADO POR UMA MULHER BRASILEIRA

 

maior grafite do mundo já pintado por uma mulher é obra de uma brasileira. Batizado de “Contos”, o mural assinado pela artista paulista Luna Buschinelli, de 19 anos, foi inaugurado nesta segunda-feira (19), no Rio de Janeiro, e apresentado ao Guinnes Book, o famoso livro dos recordes. Com 2,5 mil m², o mural foi pintado ao redor do prédio da Escola Municipal Rivadávia Corrêa e traz, na fachada principal, a figura de uma mulher e três crianças. Segundo a artista, ela representa uma mãe que, mesmo analfabeta (a personagem carrega no vestido o “X” com que os analfabetos assinavam seus nomes no passado), segura o livro como se lesse nele a fábula que compartilha com os filhos. 

Projeto

O convite para que Luna assinasse o mural partiu do produtor Pagu, um dos responsáveis pelos murais do Boulevard Olímpico, entre os quais está a obra Etnias, assinada pelo muralista Kobra. A obra “Contos” integra o projeto “Rio Big Walls”, feito em parceria com a Secretaria de Cultura do município, que pretende levar o grafite para outras 19 escolas municipais até o final deste ano. O objetivo, segundo a pasta, é divulgar a arte de rua como forma de qualificação e humanização dos espaços urbanos, além de posicionar o Rio de Janeiro entre as cidades que valorizam o grafite como bem cultural.

Do desenvolvimento do projeto à finalização da obra, Luna conta que foram 45 dias de trabalho, incluindo feriados e finais de semana. “O record é o que mais está repercutindo, mas, para mim, o principal é o empoderamento que estou trazendo com este trabalho para as mães, professores e para todas as pessoas que se sintam representadas por ele. A mensagem é para que as pessoas acreditem em si mesmas e nos seus sonhos, pois a gente é muito maior do que imagina”, conta a artista, que se diz orgulhosa pela aposta que foi feita nela em “ocupar este lugar”.

O mural já foi apresentado ao Guinnes Book e está em processo de reconhecimento pela publicação como o maior grafite do mundo já pintado por uma mulher.

FONTE: Gazeta do Povo

Veja mais no site do Alguém Avisa e siga também as atualizações nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.