CICLO “ÓDIO SEM FIO” COM MÁRCIA TIBURI NO IBERÊ CAMARGO

O cenário contemporâneo nacional é palco para controversos debates políticos: o ano se inicia com os holofotes direcionados ao julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e culmina com as eleições presidenciais que encerram um dos mais tumultuados períodos de nossa história. Buscando fomentar a discussão em torno da polarização ideológica extrema que vem marcando a vida política no País, a Fundação Iberê Camargo propõe o ciclo de debates “ÓDIO SEM FIO”. No formato de uma roda de conversa, a ser realizada mensalmente no átrio da instituição, o público terá a oportunidade de trocar ideias com pensadores e pensadoras de diferentes áreas e investigar a arena moral e política na qual se constituíram as redes sociais em anos recentes.

A primeira edição convida a filósofa Márcia Tiburi a refletir sobre o fascismo e as novas formas de ódio destilado nas redes sociais. O Brasil está dividido: de um lado, estão aqueles que pensam como nós e que por isso mesmo são bons, inteligentes e honestos. De outro, estão os que pensam diferente de nós: são os maus, os burros, os fascistas e corruptos. Esse sectarismo é cada vez mais acirrado e aparece assustadoramente em discussões sobre qualquer assunto, do mais simples ao mais complexo. Este estado de espírito tem inviabilizado qualquer tentativa de debate e de geração de ideias. O Brasil tornou-se um dos mais destacados produtores mundiais de ódios, verdades absolutas e ideias requentadas. A cordialidade deu lugar à intolerância e ao ressentimento. Na internet, haters de todos os matizes espalham ódio e estupidez. Recentemente, um algoritmo vasculhou plataformas como Facebook, Twitter e Instagram atrás de mensagens e textos sobre temas, como racismo, política e homofobia. Foram identificadas 393.284 menções, sendo 84% delas com abordagem negativa em que eram expostos o preconceito e a discriminação. 

SERVIÇO:
Ciclo ÓDIO SEM FIO
Convidada: Márcia Tiburi
Curadoria: Marco Valério 
Local: Átrio – Fundação Iberê Camargo
Data: 23/01/18, das 19:30h às 21:30h
Capacidade: 100 pessoas. Acomodação por ordem de chegada.

Veja mais no site do Alguém Avisa e siga também as atualizações nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.