CINE IBERÊ APRESENTE O FILME ‘O HOMEM DO PAU BRASIL’

O Homem do Pau-Brasil é um filme de ficção a partir da vida e da obra do escritor Oswald de Andrade. No universo do movimento modernista de 1922, o escritor é representado simultaneamente por Flávio Galvão e Ítala Nandi. Oswald-homem e Oswald-mulher compartilham das mesmas ideias e atitudes revolucionárias com os demais personagens da efervescente cena cultural dos anos 20, até que elas mesmas os separem. Com a devoração de Oswald-homem pelo Oswald-mulher, dá-se a criação da Mulher do Pau Brasil, líder de uma revolução que instaura o matriarcado antropófago como regime político do país. Último filme dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, O Homem do Pau Brasil revela o legado modernista em sua vertente mais radical e experimental. Melhor filme e melhor atriz (Dina Sfat) no Festival de Brasília (1981).

Joaquim Pedro de Andrade (1932 – 1988) é um realizador brasileiro que integrou o movimento Cinema Novo. Estudou física na Faculdade Nacional de Filosofia. Entre 1961 e 1962, dedicou-se aos estudos de cinema no exterior: em Paris, no Institute des Hautes Études Cinématographiques de Paris (IDHEC) e na Cinemateca Francesa, em Londres, na Slade School of Arts e, em Nova York, teve aulas de técnicas de cinema direto com os irmãos Albert e David Maysles. Seu curta Couro de Gato (1962) integra o projeto coletivo fundador do Cinema Novo – o filme Cinco Vezes Favela (1962), produzido pelo Centro Popular da União Nacional dos Estudantes. Em 1963, realiza Garrincha Alegria do Povo. Seus próximo filmes: O Padre e a Moça (1965), Cinema Novo (1967), Brasília, contradições de uma cidade nova (1967), Macunaíma (1969), A linguagem da persuasão (1970), Os inconfidentes (1972), Guerra conjugal (1975), O Aleijadinho (1978), O Homem do Pau- Brasil (1981). 

Andreia Proença Machado é Psicanalista. Graduada em Psicologia pela UFRGS e Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS, com pesquisa em Psicanálise, Arte e Utopia. Sua pesquisa e dissertação de mestrado foi sobre Humor e Estranhamento na Psicanálise e na Poesia de Oswald de Andrade. Integra o Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Arte e Política (LAPPAP), da UFRGS.

A exibição de O Homem do Pau-Brasil integra o programa Tabu | Éden | Quimera – atividade cinematográfica paralela às exposições Vivemos na melhor cidade da América do Sul e Sombras no Sol, e tem curadoria de Marta Biavaschi.

Sessão única | entrada gratuita 

Agradecimentos especiais: Alice Andrade, Maria Andrade, Filmes do Serro, Luciana Corrêa de Araújo, Edson de Sousa e Andreia Proença Machado.

Veja mais no site do Alguém Avisa e siga também as atualizações nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.