PRÉ-ESTREIA DO DOCUMENTÁRIO “MEU CORPO É POLÍTICO” NO CINEBANCÁRIOS EM PORTO ALEGRE

No dia 21 de novembro, mês da Consciência Negra, as 20h, no CineBancários, com entrada franca, acontecerá um debate fundamental e imperdível sobre a presença do negro no movimento ativista LGBT, após a exibição em pré estreia do documentário Meu Corpo é politico. A mesa de debate será composta pela diretora do filme, Alice Riff, pela artista Gloria Crystal, pelo militante do Nuances, Perseu Pereira, pelo representante do Coletivo Estadual Bancario de Igualdade Racial, Edison Moura, e mediação do crítico Roger Lerina.

Meu Corpo é Político aborda o cotidiano de quatro militantes LGBT`s que vivem na periferia de São Paulo: Linn da Quebrada, artista e professora de teatro, Paula Beatriz, diretora de escola pública no Capão Redondo, Giu Nonato, jovem fotógrafa em fase de transição, e Fernando Ribeiro, estudante e operador de telemarketing. A câmera de Alice Riff conduz o olhar do espectador pelas narrativas diárias desses personagens para levantar questões sobre temas relevantes do contemporâneo como transgênero, representatividade social e identidade de gênero. 

Confira o trailer:

O documentário traz um olhar original sobre o tema ao fugir dos padrões recorrentes e não retratar transgêneros e travestis em situações de violência e prostituição. Em Meu Corpo é Político a violência surge em diversas camadas do cotidiano e a luta contra a transfobia onipresente aparece sob forma da resistência representada por atos aparentemente banais como sair de casa, frequentar faculdade, ter emprego, se relacionar e ter momentos de lazer.

A narrativa foi construída conjuntamente com os personagens, por isso a opção de um documentário controlado, no qual as cenas são encenadas por eles próprios a partir da vivência de cada um, em busca desse “corpo político”. 

O documentário foi filmado no primeiro semestre de 2016 e teve sua estreia mundial em abril de 2017 no Visions du Réel, importante festival de documentários em Nyon, Suíça. Também foi exibido na Competição de Direitos Humanos do BAFICI – Festival de Cinema Independente de Buenos Aires (estreia latino-americana) e ganhou o Prêmio Olhares Brasil na estreia brasileira no 6º Festival Internacional de Cinema de Curitiba – Olhar de Cinema, no 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e no DocSP 2017. Recebeu também o prêmio Stajano no 38º Lovers Torino LGBTQI Visions em sua estreia na Itália.

Entrada gratuita: retirada de ingressos 30 minutos antes da sessão

* * *
Meu Corpo é Político entra em cartaz no Cine Bancários a partir do dia 30 de novembro, nas sessões das 15h e 19h.
Classificação indicativa: 12 anos

Veja mais no site do Alguém Avisa e siga também as atualizações nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.