A Parada Livre de Porto Alegre é uma das principais manifestações públicas de Porto Alegre, e já faz parte do calendário oficial de eventos da cidade. A Parada Livre acontece desde 1997, sendo o segundo evento de rua no País na defesa da liberdade LGBT, no combate à discriminação e à homofobia. A celebração começa no Parque da Redenção no início da tarde e segue até a noite, reunindo milhares de gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros da Capital e de cidades do interior, e pessoas de todos os tipos, raças e classes sociais contrárias à homofobia que assumem a defesa e o direito à livre expressão sexual. O evento foi batizado como Parada Livre justamente para aglutinar pessoas, sem discriminação. Shows de música e de dança ocorrem em um grande palco montado na área do parque, que confirma seu perfil democrático e plural. Próximo ao final da tarde, e já com um público simpatizante ainda maior, acontece o tradicional e colorido desfile com carros de som pelas avenidas Osvaldo Aranha e João Pessoa, ao redor da Redenção. Toda esta festa, descontração e afirmação do orgulho LGBT é uma organização coletiva de grupos do movimento social LGBT local. A programação não se limita às ruas e nem à festa. A Parada Livre inclui seminários, palestras e mesas redondas com a participação de ativistas do movimento LGBT locais e convidados, núcleos acadêmicos de estudos de gênero e sexualidade, ciência política entre outras áreas, do país e do exterior.
O Alguém Avisa preparou um vídeo especial para convidar a todos para este lindo evento que acontece no dia 26 de novembro, partir das 14h. As imagens foram coletadas de alguns canais da internet. Para conferir elas na íntegra, acesse aqui os links: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.
O Evento é uma parceria entre os grupos Coletivo Plural Feminino, CRDH – Centro de Referência em Direitos Humanos, Relações de Gênero, Diversidade Sexual e Raça, Escoteiros do Brasil – RS, G8 – Saju, HTA – Homens Trans em Ação, Igualdade, Juntos LGBT, LBL – Liga Brasileira de Lésbicas, Mães pela Diversidade, Nuances, Outra Visão, SOMOS, UJS – União da Juventude Socialista e UNA – União Nacional LGBT.