CINE IBERÊ APRESENTA CLÁSSICO CARIOCA, SOBRE PROSTITUTA QUE SONHA EM SER ATRIZ

Nesse Domingo, o Cine Iberê apresenta a partir das 16h o filme Assuntina das Amérikas na Fundação Iberê Camargo. O longa é uma comédia musical sobre uma prostituta que quer ser atriz, retratada em um período de 24 horas, na cidade do Rio de Janeiro. Desde o momento em que acorda até o fim da noite, ela vive situações limites que a fazem refletir sobre os turbulentos anos 1970: briga com sua mãe, que não tem marido, desmoraliza seu filho, que não tem pai, namora um Papai Noel, um Urso Azul, duas amigas e, por fim, se encontra com um velho amante milionário com quem tem mais do que um relacionamento profissional.

Luiz Rosemberg Filho nasceu em 1943, no Rio de Janeiro. Cineasta com mais de 50 anos de trajetória, um dos expoentes do cinema de invenção junto com Rogério Sganzerla, Júlio Bressane e Andrea Tonacci, é um realizador de cinema de vanguarda, experimental e político. Entre suas obras, também destacam-se: Jardim das Espumas (1970), Imagens (1972), Crônica de um industrial (1978), O Santo e a Vedete (1982). Nos últimos anos Rosemberg voltou a filmar, realizou, Dois casamentos (2014), Guerra do Paraguay (2016) e ganhou retrospectivas de sua obra no Brasil (2015), no Chile (2017) e no México (2017).

O filme terá sessão comentada com Leonardo Bomfim Pedrosa, que é jornalista e Mestre em Comunicação Social (PUCRS). Membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS). Curador das mostras Cinema Marginal e Cinema Black, realizadas na Sala P.F. Gastal. Diretor do documentário Nas paredes da pedra encantada (2011). Publicou artigos nas revistas Teorema, Norte, Noize e nos sites Senhor F, Fronteiras do Pensamento e Rock Press. Editou o site Freakium, sobre cultura pop, música e cinema (2005-2007). Atualmente é programador de cinema da Cinemateca Capitólio Petrobras.

A exibição de Assuntina das Amérikas integra o programa Tabu | Éden | Quimera – atividade cinematográfica paralela às exposições Vivemos na melhor cidade da América do Sul e Sombras no Sol, e tem curadoria de Marta Biavaschi.

Sessão única | entrada gratuita | classificação indicativa 18 anos
Agradecimentos especiais: Luiz Rosemberg Filho, Cavi Borges e Cristina Amaral

Veja mais no site do Alguém Avisa e siga também as atualizações nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.