FEIRA DO LIVRO TERÁ DEBATE SOBRE O MERCADO EDITORIAL DE LIVROS DE TEMÁTICA LGBT

Antes escondidos atrás de eufemismos, os livros de temática LGBT agora revelam-se – orgulhosa e francamente – em suas intenções e conquistam prêmios literários, o mercado editorial e os leitores.
Para conversar sobre o tema, a Feira do Livro convida os escritores Natalia Borges Polesso e Samir Machado de Machado com mediação da livreira Nanni Rios.

O local designado pela Feira do Livro para que este papo aconteça é a sala oeste do Santander Cultural, instituição que decidiu, em setembro deste ano, colocar fim prematuramente à exposição QUEERMUSEU, após forte pressão do MBL, num exemplo escancarado de covardia institucional diante da ofensiva fascista contra as artes e a liberdade de expressão. Estaremos lá dentro cientes de que não nos querem lá – e este é, justamente, um dos temas do nosso debate.

Sobre os participantes:

NATALIA BORGES POLESSO é professora e escritora. Publicou “Recortes para álbum de fotografia sem gente” (2013), vencedor do prêmio Açorianos; “Coração a corda” (2015), uma seleção de poemas e narrativas curtas em prosa poética; “Amora” (2015), seu mais recente livro de contos, foi vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura 2016 e obteve o 1º lugar no Prêmio Jabuti nas categorias Contos e Crônicas e Escolha do Leitor. Doutora em Teoria da Literatura pela PUCRS, a autora escreve crônicas semanais para o jornal Pioneiro e contribui, eventualmente, com textos para a Zero Hora. Recentemente, foi selecionada para a coletânea Bogotá39, que reúne os 39 escritores e escritoras, com menos de 40 anos, mais promissores da América Latina. Atualmente é patrona da 33ª Feira do Livro de Caxias do Sul.

SAMIR MACHADO DE MACHADO nasceu em Porto Alegre, em 1981. É escritor, designer gráfico e roteirista. Desde 2007, organiza as antologias de contos “Ficção de Polpa”, dedicadas à literatura de gênero. Seus romances “Quatro Soldados” (Não Editora, 2013) e “Homens Elegantes” (Rocco, 2016), tiveram os direitos para o cinema adquiridos pela RT Features.

NANNI RIOS é livreira e produtora cultural. Coordena as atividades do centro cultural Aldeia, em Porto Alegre, onde mantém a Livraria Baleia com estantes dedicadas à autoria feminina e às temáticas de gênero, sexualidade e direitos humanos.

SERVIÇO:
Os livros fora do armário: a literatura orgulhosamente LGBT
Quando: 11/11 (sábado) Às 18h
Onde: Sala Oeste do Santander Cultural – Rua 7 de Setembro, 1028
Entrada franca!

Produção: Não Editora & Feira do Livro de Porto Alegre
Apoio: Livraria Baleia

 Veja mais no site do Alguém Avisa e siga também as atualizações nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.