LIVRO INFANTIL QUE ABORDA A TRANSEXUALIDADE REALIZA FINANCIAMENTO COLETIVO

O livro A Insólita História do Queijo que Queria Ser Goiabada, de autoria da artista visual Liz Under em parceria com o cartunista Jota Jr., explica o que é transexualidade para crianças a partir de quatro anos. O projeto conta ainda com o apoio da Editora 42 e está em fase de financiamento coletivo no Catarse.

O livro conta a história de Júlio, um queijo – nesse universo os personagens são alimentos, queijos, goiabadas, bolinhos, cocadinhas etc. Júlio não gosta de ter nascido queijo, gostaria de ser uma goiabada. E é aí que está o charme da narrativa: na língua portuguesa as coisas têm gênero masculino e feminino, como as pessoas. Assim, Júlio é um queijo, logo, um menino. E suas amigas são goiabadas, ou seja, meninas. Dessa forma, quando Júlio gostaria de ser goiabada em vez de queijo, ele também quer ser menina. Some-se a isso uma saborosa brincadeira com o nome de um dos docinhos mais tradicionais e populares do Brasil, o romeu e julieta (que é apenas goiabada com queijo) e pronto! E na sequência Júlio descobre que pode se tornar uma goiabada com auxílio da tecnologia industrial de produção de alimentos, com seus aromatizantes, corantes e espessantes, da mesma forma como a medicina moderna funciona para os transexuais. A criança entende facilmente desde os motivos para alguém mudar de sexo até a maneira como isso é feito, sempre de forma lúdica e divertida.

“A Insólita História do Queijo que Queria Ser Goiabada” começou sua campanha de financiamento coletivo, através da plataforma Catarse, dia 3 de outubro e tem dois meses para se tornar realidade. Será possível reservar seu exemplar além de ganhar posters e até artes originais de Liz Under.

Liz Under é artista visual paulista, expondo atualmente no Centro Histórico de Salvador, no SESC. Jota Jr. é um cartunista gaúcho. Ambos residem em Salvador – BA.
Para mais informações, acesse https://www.catarse.me/queijoquequeriasergoiabada

 Veja mais no site do Alguém Avisa e siga também as atualizações nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.