BRASILEIRO DOS SALTOS ORNAMENTAIS ASSUME ORIENTAÇÃO SEXUAL PARA COMBATER A HOMOFOBIA

Ian Matos é atleta integrante da Seleção Brasileira de Saltos Ornamentais, sua especialidade é o trampolim de 3 metros. Nasceu na pequena cidade de Muaná mais especificamente na vila de São Miguel Do Pracuúba, porém foi morar em Belém do Pará onde iniciou na modalidade. Começou a destacar-se, participando do Campeonato Pan-americano Junior em 2003 e o Campeonato Mundial Juvenil em 2004, ambos realizados em Belém. Visando desenvolver seu potencial, mudou para Brasília no final de 2007 para treinar junto do técnico da seleção Ricardo Moreira e os atletas olímpicos César Castro e Hugo Parisi. Em 2010 participou dos Jogos Sul-americanos na Colômbia onde conquistou 3 medalhas de bronze.

Em 2011 participou dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara onde ficou em 4º lugar no trampolim de 3 metros, sincronizado com César Castro. Em 2012 obteve seu maior feito na carreira, uma inédita medalha de bronze na etapa dos EUA do circuito mundial de saltos ornamentais ,junto com o atleta Luiz Felipe Outerelo. Em 2014 passou por mais uma mudança, deixando Brasília e indo para o Rio de Janeiro para treinar no Fluminense Futebol Clube com a técnica da seleção Andréia Boheme e também assumiu publicamente sua homossexualidade para imprensa. Ian é 3 vezes campeão brasileiro adulto na prova do trampolim de 1 metro. Em janeiro de 2014, em uma entrevista com o jornal Correio Braziliense, Ian Matos afirmou publicamente ser homossexual. Ele ressaltou que havia sido inspirado pela revelação feita pelo saltador britânico Tom Daley em dezembro de 2013.

Como um dos atletas brasileiros mais bem-sucedidos nos saltos ornamentais, Ian Matos representará o seu país no 17º Campeonato Mundial de Salto Ornamental da FINA, em Budapeste. Em 2014, Ian decidiu vir a público para falar sobre sua orientação sexual. Neste vídeo, ele fala para a campanha da ONU Livres & Iguais sobre o impacto político que o simples ato de se assumir pode ter.

Fonte: ONU

Veja mais no site do Alguém Avisa e siga também as atualizações nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.