“PRIMA POBRE DA XUXA”, MARIA DA GRAÇA DIZ QUE SONHA EM SER CAPA DA PLAYBOY

Workroom além de ser um espaço amigável para o público LGBTQIA, também se tornou um dos espaços onde as artistas drags podem apresentar o seu trabalho. A Workroom (que prefere ser tratada no feminino mesmo) tem decoração inspirada nos cenários do reality show estadunidense RuPaul’s Drag Race) Assim como o programa que tem inspirado centenas de jovens a colocar para fora seu alter ego drag, provocando uma verdadeira eclosão de artistas essenciais da cena cultural LGBT da cidade, a Workroom procura incentivar cada vez mais que as drags tenham um espaço para apresentar a sua arte. Em parceria com a Workroom, o Alguém Avisa irá todas as semanas mostrar um pouco mais do trabalho realizado pelas Queens que se apresentam a cada sábado na Saturday Night Divas. Hoje você conhece um pouco do trabalho de Maria da Graça que se apresenta nesta sexta (27) e sábado (28) com o especial Abracadabra, a partir das 21h.


Maria da Graça de apelido Gracinha surgiu durante uma oficina teatral de gueto buffo, durante improvisações com o objetivo de criar uma figura cênica. Quando Gracinha ganhou corpo e vida, a artista inclusive brincava que ela era a prima pobre da Xuxa (risos). As influências artísticas da drag começaram através de filmes como “Para Wong Foo, Obrigado Por Tudo! Julie Newmar” e “Priscilla, a Rainha do Deserto”. Maria acha incrível o trabalho dos atores e confessa que o trabalho de Willam Belli pelo youtube através dos videos que ela produzia, cantando, fazendo paródias, também a ajudaram muito a construir o visual da Gracinha. Ela que já performa há alguns anos, lembra que quando começou a fazer drag não era algo tão glamourizado como é hoje e nem tão bem visto pela família e pelos amigos. “Na minha opinião o Rupaul Drag Race abriu muitas portas pra nós e apresentou a arte Drag com um olhar sensível para o público, isso é lindo”!

Maria trabalhou muitos anos com teatro aqui no Sul e a Gracinha é uma personagem que criou com muito carinho e dedicação, uma figura linda que sempre fez questão de usar pra se expressar artisticamente. Foi através da cena, da dublagem, do texto, e da dança que vieram as motivações para mantê-la viva. Sobre as dificuldades, a drag reafirma o que outras artistas já mencioanram: “Uma das maiores dificuldade é o preconceito e a falta de valorização do trabalho da Drag”. Diferente de antigamente, Maria da Graça conta que sua experiência com a família hoje é muito boa, e que é muito gostoso poder contar com a família e com os amigos, com o carinho deles e ver o orgulho que eles sentem. “Me emociono toda”, brinca! Antes da nossa ‘rapidinha’, pedimos para ela completar a frase “Alguém Avisa que…”, ao que ela finalizou dizendo: “Alguém avisa que a nossa arte ta preparada pra atacar”!

RAPIDINHA:

UMA PESSOA: Marilyn Monroe
UM LUGAR: Meu quarto, meu universo particular
UM OBJETO: Bolsa
UMA PALAVRA BONITA: Amor
UMA PALAVRA FEIA: Ódio
UM VICIO: Batom vermelho
UM SONHO: Ser capa da playboy(ahlokaa)
PREGUIÇA: Unha postiça
PRAZER: Chocolate
RAIVA: Tirar unha postiça
FELICIDADE: Palco
TRISTEZA: Intolerância
MEDO: Brazil 2018
DRAG: Coração

Veja mais no site do Alguém Avisa e siga também as atualizações nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.