LIVRARIA TAVERNA APRESENTA CICLO DE ATIVIDADES COM TEMÁTICA LGBT EM NOVEMBRO

Em novembro acontece em Porto Alegre a XXI Parada Livre 2017, e para aproveitar o ensejo e contribuir com a discussão, a Livraria Taverna preparou um ciclo de atividades com temática LGBT. Os encontros visam refletir as existências e resistências da comunidade, sobretudo em tempos de intolerância, violência e censuras. O primeiro encontro será conduzido pelo doutorando e pesquisador Gustavo Passos, que é doutorando em Educação – UFRGS. Integrante do GEERGE – Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (UFRGS), pesquisador no GESEC – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Estudos Culturais (UFS), e assessor na Associação de travestis e transexuais Igualdade RS. Pesquisa questões relacionada à gênero, sexualidade, educação e violências com ênfase na análise da interface entre sujeitos e instituições.. Na ocasião serão apresentados e debatidos os seguintes pontos:

1. Breve historia do poder de punir.
– Relação entre as formas de punição e certas condicionantes históricas – Como, enquanto sociedade, produzimos sujeitos puníveis e sujeitos matáveis.
2. O componente produtivo da crise do sistema carcerário.
– Como a noção de crise do sistema carcerário se estabelece como regularidade no Brasil e as implicações para a gestão prisional.
3. Gênero e sexualidade enquanto elementos úteis ao controle/gestão prisional.
– Como elementos de gênero e sexualidade operam produzindo uma matriz de organização prisional. Dessa forma, orientam práticas institucionais e regulam modos viáveis de viver e sobreviver.
– Como essa matriz de gênero e sexualidade implica na sobrevivência de travestis, mulheres trans* e homens cis presos.
4. Gestão da morte e o controle da população encarcerada.
– Como a criação de galerias específicas para população de travestis, mulheres trans*, gays e seus companheiros em prisões dão a ver uma relação perversa entre o controle prisional e a gestão do risco de morrer.

A atividade é gratuita, sujeita a lotação da casa. 

CICLO DE ATIVIDADES LGBT NA TAVERNA
• 03/01 – Gênero, sexualidade e a gestão da morte nas prisões – com Gustavo Passos
• 09/11 – Transição de gênero: construindo uma nova existência – com Atena B. Roveda
• 23/11 – Representatividade LGBT na literatura: um ato de resistência – com Vitor Necchi

Apoio: Parada Livre de Porto Alegre

Veja mais no site do Alguém Avisa e siga também as atualizações nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.