PROTESTO CONTRA A ‘CURA GAY’ E A FAVOR DA POPULAÇÃO LGBT ACONTECE NESTE DOMINGO EM PORTO ALEGRE

Diante de uma decisão extremamente equivocada e perigosa emitida pela Justiça Federal do Distrito Federal autorizando, de forma liminar, que profissionais da psicologia façam práticas de reorientação sexual, está sendo convocado, pelo Facebook, um ato chamado “Protesto contra a CURA GAY e a favor da população LGBT”.  Até o momento da publicação, o evento, marcado para ocorrer no Parque da Redenção, no domingo (24), às 14hs, conta com 7,3 mil confirmações e 19 mil pessoas interessadas.

Para um dos organizadores do evento, o psicólogo e pesquisador Ramiro Figueiredo Catelan, o protesto tem como objetivo conscientizar a população sobre o tema, de uma forma mais coloquial e abrindo debates. Para o psicólogo, é preciso falar sobre esse assunto, pois vivemos tempos de retrocesso. “O preconceito tem três aspectos, o cognitivo, o comportamental e o emocional. O cognitivo está relacionado à crença e esses pensamentos precisam ser trabalhados. A sociedade precisa ter o contraponto do ‘achismo’, do moralismo e de posições equivocadas”, pondera.

A homossexualidade não é uma doença! Profissionais da psicologia vinham sendo proibidos de oferecer tratamentos de cura/reversão pelo Conselho Federal de Psicologia desde 1999, e agora a resolução que garantia essa proibição está sob risco. Por isso, os organizadores reforçam. Às 14h de domingo, dia 24/09/17, é importante nos reunirmos em frente ao Arco da Redenção a fim de marcar posicionamento contra qualquer tipo de ação que viole os direitos fundamentais da população LGBT. A categoria de profissionais da psicologia e a sociedade civil precisam pautar o combate ao preconceito, que não pode ser tolerado numa sociedade que se pretende plural, democrática e diversa!

Eventos com o mesmo nome também já estão sendo organizados em outras capitais.

FONTE: Guaíba

Veja mais no site do Alguém Avisa e siga também as atualizações nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.