FOR RAINBOW: FESTIVAL DE CINEMA E CULTURA DA DIVERSIDADE SEXUAL

Para cada vez mais incentivar a difusão do respeito à pluralidade sexual e de gênero no Brasil, a Freeda – Espaços de diversidade, em parceria com os Homens Trans em Ação – HTA RS, a AREA 51 e o Cena Pop – Centro Popular de cultura e eco-cidadania, vai compôr a mostra itinerante nacional do For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, que traz produções cujas temáticas são ligadas ao universo LGBT+.

O Festival, que já está na sua 10ª edição, passa por 250 espaços de exibição no Brasil. Em Porto Alegre, o evento vai acontecer no dia 17 de setembro, domingo, às 15h, na AREA 51. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas! Serão distribuídos os ingressos no dia do evento com uma hora de antecedência da atividade. Serão exibidos sete curtas, com a duração total de 1h44 minutos. Após a exibição acontecerá um debate com ativistas.

Os filmes exibidos na mostra ainda concorrem ao troféu Artur Guedes de Melhor Filme de Curta-Metragem, eleito pelo público participante do evento, que receberá uma ficha de votação ao final da Mostra.

INFORMAÇÕES:

FOR RAINBOW, Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual – Mostra Itinerante
Quando: 17 de setembro, às 15h
Onde: AREA 51 – Av. Cel. Lucas de Oliveira, 894 – Petrópolis
Valor: gratuito, com ingressos no local. Vagas limitadas!

CURTAS EXIBIDOS:

CURTA 1
O melhor amigo (Allan Deberton, 2013, 18 minutos) – sábado, primeiro dia de férias. Lucas e Felipe decidem ir à praia.

CURTA 2
De que lado me olhas (Carolina de Azevedo e Elena Sassi, 2014, 15 minutos) – vivemos sob perspectivas alheias e, por vezes, sentimos não ter outra escolha senão deixar que esses olhares nos definam. Ao buscarmos nossas verdadeiras identidades, deixamos de pedir permissão para vivermos nossas essências. Ao colocarmos a nossa perspectiva em pauta, criamos um novo lado para que nos olhem. Em Porto Alegre, sete pessoas oferecem suas perspectivas sobre uma importante realidade desconversada.

CURTA 3
Chanson d’amour (Renata Prado, 2014, 13 minutos) – Luiza se apaixona por Clara, a guitarrista da sua nova banda e compõe uma canção de amor, mas é perseguida pelo ex-namorado de Clara.

CURTA 4
Receita para trazer seu amor de volta (Andrei Bessa, 2009, 5 minutos) – numa sexta-feira, uma jovem prepara uma receita para trazer a pessoa amada de volta. Essa pessoa é uma garota. De forma poética e bem humorada, o curta revela um universo encantado onde só as pessoas apaixonadas conseguem chegar. No entanto, o final revela uma forte surpresa. Será que seu amor vai voltar?

CURTA 5
E tu, tens medo de mim? (Renata Monte e Juliano Medeiros, 2015, 45 minutos) – a obra retrata o processo de produção da peça “Quem Tem Medo de Travesti”, o recente trabalho desenvolvido pelo coletivo artístico As Travestidas. O filme conta a história de seus membros, a importância do teatro como agente de transformação social e a relação de travestis e transexuais com o preconceito e a violência. Dois diretores, sete atores e um espetáculo de tirar o fôlego. A travesti está na rua, nua, sem glamour e marginalizada. QTMT levanta questionamentos sobre transfobia, em um mix entre o imaginário de Silvero Pereira e Jezebel de Carli, e experiências vivenciadas pelos próprios atores.

CURTA 6
On my own (Yuri Yamamoto, 2008, 4 minutos) – um garoto numa eterna busca: a procura de sua identidade, de forças para ser quem é, de alguém para apoiá-lo. Dúvidas e certezas, dois opostos tão naturais nessa idade

CURTA 7
Entre lugares: a invisibilidade do homem trans (Luiz Carlos Nascimento, 2011, 13 minutos) – o curta aproxima o foco na vida de Leonardo Tenório e Luciano Palhano, dois homens – que nasceram biologicamente mulheres – que rompem com uma cultura binária ditada pelo gênero, mostrando, a partir de suas experiências, diferentes possibilidades na relação entre identidade (de gênero) e orientação sexual.

Veja mais no site do Alguém Avisa e siga também as atualizações nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.