ALGUÉM AVISA É UM DOS PARCEIROS DA ‘XXI PARADA LIVRE DE PORTO ALEGRE – 2017’

A Parada Livre de Porto Alegre é uma das principais manifestações públicas de Porto Alegre, e já faz parte do calendário oficial de eventos da cidade. A Parada Livre acontece desde 1997, sendo o segundo evento de rua no País na defesa da liberdade LGBT, no combate à discriminação e à homofobia. A celebração começa no Parque da Redenção no início da tarde e segue até a noite, reunindo milhares de gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros da Capital e de cidades do interior, e pessoas de todos os tipos, raças e classes sociais contrárias à homofobia que assumem a defesa e o direito à livre expressão sexual. O evento foi batizado como Parada Livre justamente para aglutinar pessoas, sem discriminação.

Shows de música e de dança ocorrem em um grande palco montado na área do parque, que confirma seu perfil democrático e plural. Próximo ao final da tarde, e já com um público simpatizante ainda maior, acontece o tradicional e colorido desfile com carros de som pelas avenidas Osvaldo Aranha e João Pessoa, ao redor da Redenção. Toda esta festa, descontração e afirmação do orgulho LGBT é uma organização coletiva de grupos do movimento social LGBT local. A programação não se limita às ruas e nem à festa. A Parada Livre inclui seminários, palestras e mesas redondas com a participação de ativistas do movimento LGBT locais e convidados, núcleos acadêmicos de estudos de gênero e sexualidade, ciência política entre outras áreas, do país e do exterior.

Histórico das Artes da Parada Livre

A vigésima primeira edição do Evento já tem data para acontecer. A partir das 14h do dia 26 de novembro, venha você dar o seu ‘berro’ contra o preconceito. Além de demonstrar empolgação nas redes sociais, o BERRO também é um convite para irmos para a rua berrar pelo que a gente acredita. Nosso BERRO é por respeito, visibilidade e igualdade de direitos para a comunidade LGBT. E é também um BERRO de oposição a todos os retrocessos que nos ameaçam, como a onda conservadora no mundo, o machismo, a lgbtfobia e os assassinatos de pessoas trans.

O Evento é uma parceria entre os grupos Coletivo Plural Feminino, CRDH – Centro de Referência em Direitos Humanos, Relações de Gênero, Diversidade Sexual e Raça, Escoteiros do Brasil – RS, G8 – Saju, HTA – Homens Trans em Ação, Igualdade, Juntos LGBT, LBL – Liga Brasileira de Lésbicas, Mães pela Diversidade, Nuances, Outra Visão, SOMOS, UJS – União da Juventude Socialista e UNA – União Nacional LGBT.

A Parada Livre também está em busca de parceiros para realização e divulgação do evento. Se seu estabelecimento quer apoiar a Parada e lutar junto pela causa LGBT, vamos conversar. Estamos abertos para parcerias em diferentes formatos. O contato pode ser feito pelo chat do facebook ou pelo e-mail paradalivrepoa@gmail.com.

Não quer perder nada? Então segue a página da Parada Livre, confirma presença no Evento e é claro fica de olho nas nossas redes também.

Veja mais no site do Alguém Avisa e siga também as atualizações nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.