SARAH VIKA CONVERSA SOBRE ETIMOLOGIA, DELINEADORES E SEU GRANDE AMOR

Workroom, além de um espaço amigável para o público LGBTQIA, a casa também se tornou um dos espaços onde as artistas drags podem apresentar o seu trabalho. A Workroom (que prefere ser tratada no feminino mesmo) tem decoração inspirada nos cenários do reality show estadunidense RuPaul’s Drag Race) Assim como o programa que tem inspirado centenas de jovens a colocar para fora seu alter ego drag, provocando uma verdadeira eclosão de artistas essenciais da cena cultural LGBT da cidade, a Workroom procura incentivar cada vez mais que as drags tenham um espaço para apresentar a sua arte. Em parceria com a Workroom, o Alguém Avisa irá todas as semanas mostrar um pouco mais do trabalho realizado pelas Queens que se apresentam a cada sábado na Saturday Night Divas. Hoje você conhece um pouco do trabalho de Sarah Vika que se apresenta neste sábado (02), a partir das 21h.

Sarah é um nome que Rafael gostava desde pequeno, enquanto menino. Não se lembra se era por assistir muito Disk Mtv – com a VJ Sarah Oliveira, ou por algum outro motivo, mas sempre que pensava em nomes femininos que gostava, Sarah vinha a sua cabeça. Pela sonoridade, pela força e pela forma de escrever, ele sempre gostou. Quando sua Drag surgiu, foi bem natural ser esse o nome, nem lhe passaram outras opções pela cabeça. Quanto ao VIKA, é um pouco mais aleatório: “precisava de um sobrenome – pois em 2012 quando começamos, fizemos um vídeo in Drag para uma festa. No fim do vídeo, a produção da festa queria divulgar nossos nomes e precisavam de um sobrenome. Aleatoriamente, nas últimas horas antes de postarem o vídeo, estava trocando os canais na televisão e parei no clipe de uma cantora grega chamada VIKA. Como precisava de um sobrenome, achei que combinaria e nasceu Sarah Vika. Posteriomente, fui pesquisar sobre os nomes e adorei os significados.”, revela a diva.

Entre suas inspirações, Sarah revela que entre as mulheres do dia a dia, cantoras do mundo pop, outras Drags nacionais e mundias, seria difícil listar todas. Mas menciona alguns nomes como: “minha Mãe, minhas amigas Drags Vikkings, a (rainha) Beyoncé, Miss Fame, Raven, e obviamente, Rupaul. Sobre o que motivou a artista a performar, ela revela que “o poder de transformação e a liberdade de poder esquecer por algumas horas de quem nós somos e criar uma nova persona onde tudo pode ser diferente” certamente foi um dos motivos. Sarah se considera muito sortuda, com um pouco de paciência e muita conversa, teve toda sua família ao seu lado – inclusive inúmeras vezes já a assistiram em suas apresentações. seus amigos são igualmente geniais – os que a acompanham também nesse “ofício”, que se montam e a inspiram – e os que apenas olham de “fora”, mas de perto, e a fazem não desanimar e sempre seguir em frente. E claro: ‘meu amor, que me trouxe esse mundo Drag e que é meu maior apoiador e companheiro’, comenta.

Apesar do apoio da família Vika diz que nem sempre as coisas correm tão bem, uma coisa que a incomoda são as pessoas que desejam o mal. Mas, ela parece tirar isso de letra. No entanto, quando perguntamos o que ela achava que precisava ser revisto, ela é categórica: “O reconhecimento – tanto financeiro quanto de respeito à nossa arte – é algo fundamental que precisa mudar, crescer. Porém, é necessário também o respeito “dentro da bolha”, uma coexistência saudável entre as Drags que estão todas no mesmo barco, mas que mesmo assim querem ‘afogar’ a coleguinha”.

Antes da nossa ‘rapidinha’, pedimos para ela completar a frase “Alguém Avisa que…”, ao que ela finalizou dizendo: “Alguém avisa que eu vim pra ficar. Já são 5 anos enfrentando momentos difíceis mas também tendo realizações incríveis. Meus sonhos são altos, e eu vou conseguir realizar eles com bom trabalho, dedicação e paciência”.

RAPIDINHA:

UMA PESSOA: As especiais pra mim.
UM LUGAR: Junto de quem me faz bem.
UM OBJETO: Delineador.
UMA PALAVRA BONITA: Sucesso.
UMA PALAVRA FEIA: Inveja.
UM VICIO: Doces.
UM SONHO: Se contar, eles não realizam né?
PREGUIÇA: Gente que emana más energias.
PRAZER: Me orgulhar de uma performance.
RAIVA: Grosseria.
FELICIDADE: Perucas novas.
TRISTEZA: (Esqueceu de responder)
MEDO: Decepcionar as pessoas que confiam em mim.
DRAG: O que me move, me realiza, me alivia, me tráz alegria.

Veja mais no site do Alguém Avisa e siga também as atualizações nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.