PROJETO ‘INFOPRETA’ É A PRIMEIRA EMPRESA DE TECNOLOGIA CRIADA POR MULHERES NEGRAS E LGBTs

A InfoPreta é a empresa precursora da diversidade no mundo digital, a primeira companhia a trabalhar colaboradoras negras e participantes de minorias. A ideia do projeto começou com Buh D’ Angelo, fundadora da empresa, o fato de Buh ser mulher negra, periférica, e não figurar os padrões de feminilidade de nossa atual sociedade fez com que a oportunidade no mercado de trabalho fosse escassa. Mesmo com essa formação e bilíngue, a técnica encontrou dificuldades para ser contratada por empresas e até mesmo indústrias.

Ela percebeu que mesmo com sua bagagem intelectual, não teria sucesso na carreira em multinacionais como os profissionais dessas áreas possuem. Então, em 2015 teve a ideia de começar a consertar laptops e fazer a manutenção de hardware e software. Os anúncios de seus serviços eram feitos através de mídias sociais como Facebook e Instagram, e os consertos eram realizados por ela em seu quarto. Com os números crescendo, ela se uniu a Fernanda Monteiro, com 20 anos de experiência no mercado tecnológico. Depois de sua transição de gênero, Fernanda não conseguiu mais empregos na área, então com Buh iniciou os consertos de computadores para mulheres. O negócio começou a crescer, o trabalho da InfoPreta começou a ser veiculado por mídias como Rede Globo de Televisão, Revista Trip, Google Brasil entre outras mídias desenvolvedoras de conteúdo.

A empresa já apresentou o projetos para Microsoft Brasil, Campus Party e recentemente foi classificada para representar o Brasil no G20 em Berlin como um projeto de tecnologia feito por mulheres. A InfoPreta é a primeira empresa no mundo composta integralmente por mulheres negras e minoritárias, sendo precursora da diversidade no universo digital. Impulsionado o protagonismo feminino através da tecnologia, facilitando o acesso a informação por meio de prestação de serviços e formação tecnológica com as ferramentas mais inovadoras do mercado. Temos, de forma sucinta, a missão de democratizar e promover a igualdade através da tecnologia.

https://www.youtube.com/watch?v=WEybVpkYrnc&t=3s

A InfoPreta nasceu em 2013 com o intuito de proporcionar para todas as mulheres, moradoras periféricas em situação de vulnerabilidade o acesso facilitado a computadores e a manutenção de seus computadores com preços acessíveis e muitas vezes gratuitos. Nosso objetivo é impulsionar mulheres para Exatas, conservar o Meio Ambiente, com o descarte correto e diferenciado dos eletrônicos e outros materiais. Acreditamos na potencialização da formação de mulheres em situação periférica através do acesso à computadores e notebooks, consequentemente democratizando o acesso à internet.

A empresa presta serviços tecnológicos feito por mulheres, manutenção como: restauração, backup, formatação de computadores, conserto e montagem de computadores, higienização  interna e externa, upgrade na parte  de software e hardware; instalação de softwares e programas;  produção de material web e gráfico, desenvolvimento de website e aplicativos; consultoria de projetos, tecnologia, inovação, empreendedorismo, multimeios, marketing digital e  e-commerce. Realiza reciclagem de Notebooks, desktops e aparelhos eletrônicos em geral. Desenvolvimento de palestras, cursos e oficinas de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo foco em relações étnico -raciais, gênero e diversidade.

Veja mais no site do Alguém Avisa e siga também as atualizações nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.