GRUPO DE APOIO À PREVENÇÃO DA AIDS EM PORTO ALEGRE É FECHADO POR FALTA DE PAGAMENTO DO GOVERNO DO ESTADO

O Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS no Rio Grande do Sul (GAPA-RS) foi a primeira ONG do sul do país voltada ao acolhimento psicossocial e jurídico das pessoas atingidas pelo HIV, especialmente os segmentos mais vulneráveis da população. No início dos anos 2000, o GAPA contava com 120 voluntários, uma sede de dois andares plenamente funcional, uma Kombi para atividades externas, apoio do poder público e diversos projetos de intervenção comportamental e atenção aos portadores da AIDS. Eram mais de 2 mil atendimentos por mês. Nessa época, a epidemia era considerada um problema relevante, tinha visibilidade na mídia e comprometimento da gestão pública. Hoje apenas cinco voluntário atuam no GAPA/RS, buscando atender com seus próprios recursos a demanda que aumenta a cada dia.

Desde 2006, o GAPA/RS e a sua sede vivem uma situação instável. Entre muitas idas e vindas, negociações e promessas, a ameaça de despejo tem se tornado cada vez mais concreta. Historicamente, a manutenção da sede sempre foi feita pela instituição, mas o imóvel foi se deteriorando devido à falta de recursos, crise financeiras e omissão tanto do Estado quanto do proprietário do imóvel. Hoje, a casa não possui as mínimas condições de uso. Em 2011, diante de mais uma ameaça de despejo, foi negociada uma saída: a cedência de um prédio do município para ser compartilhado com outras ONG AIDS de Porto Alegre. Só que, às vésperas da mudança, o prédio foi interditado pelo corpo de bombeiros por falta de Habite-se e se encontra fechado até hoje. Enquanto isso, os telefones dos voluntários tocam diariamente com pessoas em busca de orientação e informação.

Em um momento de total descaso do poder público como o que estamos vivendo, o GAPA foi fechado neste final de semana sem aviso ou comunicação por parte do estado. Nas dependências da casa está todo o acervo da história do GAPA, bem como informações sigilosas sobre seus atendimentos nos últimos 28 anos. Usuários, amigos, voluntários, e lideranças partidárias reúnem-se hoje em frente ao GAPA esperando uma manifestação da Secretaria de Saúde do Estado.

Além do fechamento do GAPA é importante destacar que atualmente vivemos uma nova epidemia do vírus, que atinge a todos os setores da sociedade e uma crise na distribuição dos anti-retrovirais, medicamento essencial para pessoas que vivem com HIV-AIDS em Porto Alegre.

Somente com pressão as coisas acontecem. Mande um e-mail protestando contra o descaso e vamos construir juntos uma solução para o GAPA! Clique aqui para ajudar.

O Alguém Avisa se solidariza com o GAPA e espera uma resposta do Governo do Estado.

Veja mais no site do Alguém Avisa e siga também as atualizações nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.