EXPOSIÇÃO ‘QUEERMUSEU’ A PARTIR DE 16 DE AGOSTO NO SANTANDER CULTURAL

Inaugura esta semana a nova exposição do Santander Cultural chamada Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira. Com cerca de 270 obras que percorrem o período histórico de meados do século 20 até os dias de hoje, a mostra propõe desfazer hierarquias e traz a diversidade refletida no modelo artístico observada sob aspectos da variedade, da multiplicidade e da pluralidade. São 85 artistas que apresentam pintura, gravura, fotografia, serigrafia, desenho, colagem, cerâmica, escultura e vídeo.

Trata-se de uma exposição que explora a diversidade de expressão de gênero e a diferença na arte e na cultura contemporânea, abolindo a cronologia e adotando uma série de mecanismos curatoriais de justaposição que possibilitam o confronto entre as obras. Queermuseu busca promover o questionamento entre a realidade material e conceitual dos trabalhos por meio de uma abordagem sobre questões de gênero e os inúmeros desdobramentos que este adquire. O conceito de uma exposição queer, não normativa, é uma porta de ingresso para discutir questões relativas à formação do cânone artístico e a constituição da diferença na arte contemporânea.

Vale destacar que a produção artística e cultural queer ganha cada vez mais espaço em importantes instituições culturais internacionais. Alguns exemplos: Hide/Seek: Difference and Desire in American Portraiture realizada pela National Portrait Gallery da instituição Smithsonian, em Washington, apresentou uma produção moderna e contemporânea. Ars Homo Erotica, realizada pelo Museu Nacional da Polônia, em Varsóvia, percorreu um arco histórico da arte grega à contemporaneidade. Recentemente inaugurou na Tate Britan, em Londres, a Queer British Art (1861-1967), com um conjunto de exposições de caráter histórico. Outras iniciativas de pequeno porte foram realizadas ao redor do mundo. O curador e historiador da arte Gaudêncio Fidelis durante a entrevista com o Alguém Avisa falou sobra a importância simbólica do momento em que ele viu o anúncio da exposição na parte externa do Prédio do Santander Cultural. Para Gaudêncio há uma força metafórica no apoio da instituição em uma proposta como esta. Principalmente, quando levamos em conta que só foram realizadas quatro exposições deste tamanho pelo mundo. Como disse um amigo LGBT do curador, “O Museu é  Nosso”.

O Queer Museu vai além de uma exposição sobre as questôes de gênero, atravessa uma experiência entre corpo e percepção. Ela acontece na reação entre público e obra, e entre as próprias obras e o modo como estão dispostas. As obras são como espelhos e certamente irão provocar reações que nem sempre irão agradar, mas novamente curador e instituição acreditam que justamente pelo momento que vivemos, não haveria melhor hora para que a exposição acontecesse. Apesar de idealizada em 2010, Gaudêncio acredita que hoje as pessoas estejam melhor preparadas para receber esta exposição e percebe o quanto é importante e significativo que no centro da cidade tenhamos um ‘Queer Museu’.

Além de estar aberto para visitação, e de ser livre para todas as idades a exposição também recebe visitas guiadas de escolas que podem debater as questões de gênero através da arte, desmistificando alguns preconceitos. O Santander além de apoiar o projeto declarou uma busca em tratar das questões de gênero não apenas na cultura, mas também institucionalmente, criando um ambiente seguro para os seus funcionários em todo o Brasil.

QUEERMUSEU – CARTOGRAFIAS DA DIFERENÇA NA ARTE BRASILEIRA
Curadoria de Gaudêncio Fidelis
De 16 de agosto até 8 de outubro – Entrada franca

Santander Cultural
Rua Sete de Setembro, 1028 | Centro Histórico | Porto Alegre RS Brasil 90010-191
Telefone geral 51 3287.5500 | Ação educativa 51 3287.5941
scultura@santander.com.br | www.santandercultural.com.br

Horário de funcionamento
Ter a sexta, das 10h às 19h
Sábados e Domingos, das 11h às 19h
Bilheteria: ter a dom, das 14h às 19h
Não abre aos feriados

Veja mais no site do Alguém Avisa e siga também as atualizações nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.