PROJETO ‘RAINBOW RIOTS’ COMBATE ATRAVÉS DA MÚSICA A VIOLÊNCIA EM PAÍSES QUE CRIMINALIZAM OS LGBTQ’S

Rainbow Riots é um projeto que recentemente lançou um álbum com músicos da comunidade LGBTQ de alguns dos países mais preconceituosos do mundo. A Rainbow Riots foi fundada em 2012 por Petter Wallenberg. A organização começou como um movimento ativista de base que protestava contra o trabalho de uma artista jamaicana que morava em Estocolmo, cujas músicas incitavam homicídios de pessoas LGBTQ e que foram ligadas aos assassinatos de ativistas gays na Jamaica. Operando tanto na Suécia como no Uganda, a Rainbow Riots é uma rede crescente que combate a injustiça contra pessoas LGBTQ ao redor do mundo.

Há mais de cem milhões de pessoas que vivem em países onde uma minoria com orientação sexual diferente é punível, às vezes por morte. O grupo se dedica a mostrar que as pessoas LGBTQ podem ser encontradas em todos os lugares, ao longo da história e fazem parte da narrativa humana comum. Nos tempos mais difíceis, as pessoas do mundo LGBTQ precisam criar uma contra-cultura resiliente. Para o grupo esta é a nossa herança e a nossa responsabilidade como comunidade – para combater o ódio com criatividade. Rainbow Riots nasceu como um protesto contra o discurso do ódio na música e cresceu em um movimento usando música, artes e cultura como uma ferramenta para capacitação. Uma organização que luta criativamente pela igualdade das pessoas LGBTQ em todo o mundo. Raibow Riots esperam que as vozes silenciadas sejam ouvidas. Acreditam que, ‘se você pode fazer o mundo ouvir, você pode fazer o mundo mudar’.

O álbum está disponível no Spotify e iTunes. Logo abaixo você confere um mini documentário que mostra um pouco do trabalho desenvolvido pelo Rainbow Riots.

Veja mais no site do Alguém Avisa e siga também as atualizações nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.