CHECK IT: DOCUMENTÁRIO RETRATA A MARGINALIZAÇÃO DE JOVENS NEGROS LGBT’S

Em 2005, um grupo de adolescentes de Washington, nos Estados Unidos, marginalizados por sua cor, classe social, orientações sexuais e identidades de gênero, resolvem reagir de forma violenta aos ataques que sofrem. Eis que surge então o Check It, primeira gangue conhecida no mundo composta exclusivamente de pessoas LGBT e negras.

A história da descriminação não é novidade, apesar de muitos crimes de racismo e homofobia não serem registrados como tais. No entanto, o surpreendente nesta história é a insatisfação do grupo, que cansado de sofrer as represálias da sociedade decide revidar. Interessados na história destes jovens, as cineastas Dana Flor e Toby Oppenheimer decidem contar um pouco dessa história através do documentário Check It.

O filme foi desenvolvido durante quase quatro anos – sendo dois anos para as filmagens, e mais dois para a edição, tudo sem financiamento. Os realizadores não são ativistas, mas procuravam por uma história para contar. O documentário mostra as dezenas de ocorrências, quase diárias, que atingem os membros da gangue. Durante as gravações, um membro foi morto, outro foi esfaqueado, outro atingido por tiros e muitos foram violados.

Apesar de ter começado com um grupo relativamente pequeno, hoje em dia o Check It já conta com mais de 200 membros. As histórias de vidas dos jovens da gangue costumam ter alguns padrões similares: pais presos, mães viciadas em crack e expulsos de escolas. “Não são más pessoas, são forçados a fazer coisas más porque não tiveram escolha”, Dana ressalta.

Recentemente, após assistir o documentário, o comediante Louis CK ficou impactado com Check it e achou que uma maneira de colaborar com o filme seria disponibilizá-lo para download em seu site, nele o comediante cobra cinco dólares que são revertidos para o filme.

Confira o trailer e assista ao documentário:

Fonte: http://observatoriog.com.br/noticias/2017/07/documentario-retrata-vida-de-primeira-e-unica-gangue-lgbt-negra-do-mundo

Veja mais no site do Alguém Avisa e siga também as atualizações nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.