DIA DO HOMEM DEBATE A IGUALDADE DE GÊNERO EM PROPAGANDAS PUBLICITÁRIAS

Em 15 de julho é celebrado, no Brasil, o Dia do Homem. Entretanto, essa mesma data é comemorada por muitas nações do exterior aos 19 dias do mês de novembro. Ambas as datas têm o propósito de chamar a atenção da sociedade para problemas e circunstâncias que possam atingir, em especial, o sexo masculino. Além disso, ambas foram instituídas na década de 1990. No Brasil, a data foi proposta pela Ordem Nacional dos Escritores em 1992. Desde esse ano, as atenções para tal data vêm se tornando crescentes, sobretudo por parte de autoridades políticas e por núcleos de especialistas na saúde do homem.

Outro dos objetivos da reflexão que propõe o Dia do Homem é a igualdade entre os gêneros masculino e feminino. O alvo principal dessa proposta é a mudança de comportamento com relação a muitas posturas colocadas, tanto por condutas machistas quanto por condutas do radicalismo feminista, que tendem a restringir o debate da valorização profissional e social da mulher e do papel fundamental que o homem desempenha nesse processo. Além disso, há ainda a discussão sobre o paradigma do homem contemporâneo, que já não segue o mesmo padrão comportamental do século passado, nem em seu seio familiar nem em seu trabalho ou na convivência com círculos de amigos.

Ultimamente, algumas marcas se deram conta que é preciso evoluir e criar uma publicidade capaz de atingir esta variedade de ‘homens’ que já não se encaixam em um padrão pré-estabelecido. Apesar de sabermos que por trás de uma publicidade há primeiramente sempre o interesse de comercializar algo, é importante que empresas de grande porte também se manifestem apontando novos caminhos. Os comentários nas campanhas das empresas nas redes sociais são prova do longo caminho que ainda temos pela frente. De qualquer modo, separamos algumas das publicidades que foram lançadas recentemente e que mostram este homem iniciando um processo de desconstrução. Adoramos a iniciativa, mas ainda estamos esperando pelo perfume unissex, pelos filhos que brincarão livremente de Barbie, pelos tais deveres iguais,por pais que acreditem que futebol pode ser visto com as filhas também, etc.

 

Natura

Barbie

Huggies

Axe

Veja

Maybelline

FOX

Veja mais no site do Alguém Avisa e siga também as atualizações nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Fonte:
http://adnews.com.br/publicidade/veja-7-campanhas-que-representam-o-novo-homem.html
FERNANDES, Cláudio. “15 de Julho – Dia do Homem”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-internacional-homem.htm>. Acesso em 14 de julho de 2017.