A IMPORTÂNCIA DA DECLARAÇÃO DA MÃE DE JAY-Z AO ASSUMIR QUE É LÉSBICA EM NOVO ÁLBUM DO RAPPER

Em junho deste ano Jay-Z surpreendeu alguns dos seus fãs ao anunciar o lançamento de seu novo álbum de estúdio, 4:44. Um trabalho bastante intimista do cantor, com somente dez músicas e trazendo a tona alguns assuntos pessoais. Muito se falou sobre o fato de o álbum tratar sobre temas ‘polêmicos’. Na verdade a maioria dos temas são de fato bastante humanos e precisam cada vez mais serem abordados. A traição do rapper, tema de uma das músicas, não é exatamente uma polêmica, é uma realidade na vida de muitos casais, e não teria porque ser diferente no caso de Beyoncé e Jay-Z. Todavia, é importante que publicamente ele se disponha a falar sobre o assunto e sobre as consequências em seu caso específico.

O disco que conta com apenas poucas colaborações, tem a participação de Damian Marley, Frank Ocean, rapper assumidamente gay e ainda a própria mãe do rapper, Gloria Carter.  Em alguns sites a música cantada pela mãe de Jay-Z também era tratada como uma notícia ‘polêmica’. Sinal de que ainda não evoluímos muito quando o assunto é a sexualidade de um ser humano. É importante a representatividade, é importante a declaração, especialmente vindo de pessoas que são exemplos para outras pessoas. Mas não se trata de algo passível de ser polemizado. É uma pessoa, como qualquer outra, declarando que agora pode ser ela mesma. Triste seria ela nunca poder se sentir a vontade sobre o assunto. Polêmico é o pensamento de quem a condena. Por isso, a mensagem da música é tão importante.

A canção diz o seguinte:

“Mamãe teve quatro filhos, mas ela é lésbica / Teve que fingir por tanto tempo, ela é como uma atriz / Teve que se esconder no armário e se medicar / A vergonha frente à sociedade e a dor foram demais para ela / Para mim não importa se é ele ou ela. Eu apenas quero ver um sorriso em meio a tanto ódio“. 

Na parte cantada pela mãe do artista, ela desabafa:

“Vivendo nas sombras, você pode imaginar como é viver uma vida assim? / Nas sombras as pessoas acham que você é feliz e livre, porque é isso que você quer que elas vejam / Vivendo duas vidas, feliz, mas não livre / Você vive nas sombras, pois tem medo que alguém machuque a sua família ou a pessoa que você ama / O mundo está mudando e eles dizem que é o momento de ser libre. Mas você vive com medo de ser você mesma / As sombras parecem um lugar seguro para se viver. Sem perigo para eles, sem perigo para mim / Mas a vida é muito curta, e está na hora de sermos livres / Ame quem você ama, pois a vida não dá garantia de nada. Sorria.”

A única polêmica real nesse álbum todo é: Porque as músicas só estão disponíveis no TIDAL?

Veja mais no site do Alguém Avisa e siga também as atualizações nos perfis oficiais no Twitter, no Facebook e no Instagram.