ADVOGADO GUSTAVO BERNARDES FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

O mês do Orgulho representa mais do que simplesmente se orgulhar de algo, mas principalmente de estar continuamente saindo do armário e mesmo com as adversidades responder ao medo com amor. Conversamos com o advogado Gustavo Bernardes, especialista em psicologia social pela UFRGS, militante LGBT, ex-presidente do Conselho Nacional LGBT e ex-coordenador geral LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que falou sobre suas motivações. Para ele, o “que motiva é a força, a dignidade e a alegria dos amigos e amigas lésbicas, gays, travestis, transexuais e bissexuais.” Segundo o advogado, “são pessoas com quem se aprende todos os dias a resistir e a enfrentar o preconceito e a violência sem perder a alegria e a confiança num futuro melhor”.

Em sua luta diária, Gustavo trabalha para que os atos de ódio e discriminação no Brasil não permaneçam impunes, para ele todos nós podemos pressionar os deputados e senadores para que votem e aprovem as leis que garantam cada vez mais cidadania e justiça para todos. Atualmente, é assessor parlamentar da deputada federal Maria do Rosário e ao lado dela, busca a aprovação do projeto de lei 7582/2014  que define os crimes de ódio e delitos de intolerância no Brasil.

Quando falamos sobre o momento atual, Gustavo disse “precisamos que as escolas sejam espaços seguros para as minorias e principalmente espaços de inclusão e reflexão; precisamos de uma política duradoura de promoção dos direitos humanos em todos os níveis; precisamos de um país menos machista e misógino e precisamos começar essa mudança pelo próprio movimento LGBT. Um movimento LGBT menos insulado e mais solidário com os demais movimentos sociais. Precisamos de uma segurança pública que garanta cidadania e que não criminalize os movimentos sociais. Ou seja, são tantas as lutas que temos pela frente que não temos tempo para descansar, precisamos seguir em frente.” E complementando sua fala, o advogado sugeriu o filme Orgulho e Esperança do diretor Matthew Warchus, uma sugestão para quem busca uma formação de redes e parcerias com outros movimentos.

E para encerrar cheio de orgulho, Gustavo diz: Alguém Avisa que… o amor vencerá o ódio.