CONFIRA O QUE OS LGBT’S TEM A APRENDER COM OS MAIS VELHOS

Parece ‘fácil’ ser LGBT nos dias de hoje. Muitos jovens não se dão que a liberdade que possuem hoje, só existe porque outros lutaram ppor esses direitos. É a primeira geração que irá envelhecer com a possibilidade de construir sua vida e identidade em uma plenitude individual mais aberta. Mas para olhar para a frente, é sempre bom ficar de olho na história e seguir lutando, não apenas por si mesmo, mas também por aqueles que um dia permitiram que hoje vocês pudessem estar ‘numa boa’.

Exemplo de coragem, o casal Jack Evans, 86, e George Harris, 83, dos Estados Unidos, teve de esperar mais de 50 anos para conquistar o tão sonhado casamento. Jack conta que quando eram jovens “A polícia organizava buscas em encontros de casais LGBT, invadiam o local, prendiam as pessoas e na manhã seguinte publicavam os nomes no jornal local, fazendo com que os jovens tivessem que sair da cidade.”.

Os tempos mudaram, mas como vivem hoje estas pessoas que passaram por tanta coisa? O canal do YouTube Põe na Roda trouxe o debate a tona. Sendo ainda comum na nossa comunidade uma tendência a invisibilizar os mais velhos, o jornalista Nelson Sheep fez uma pesquisa para descobrir um pouco sobre o mundo secreto destas pessoas.

Nelson pergunta: ‘Você imaginou como vai ser sua vida quando tiver 60, 70 ou 80 anos? Você sabe como era a juventude de gays brasileiros que viveram na ditadura, que não tinham direitos e que eram perseguidos pelo Estado?’ Depois de quase 1 ano buscando os personagens, o canal revela ‘um mundo secreto de idosos gays que ainda estão no armário.’ O jornalista conversa com padres, pastores e homens casados com mulheres, que ainda “não podem” assumir suas sexualidades, mas frequentam locais para vivenciarem seus desejos.’ Revela ainda que ‘Encontrou solidão nesse mundo secreto, mas também foi apresentado a resistência, empoderamento e inspiração.

Sim, existem gays idosos (as famosas mariconas), existe amor, existem famílias, existe felicidade e superação.

Confira o vídeo:

Fontes: https://goo.gl/0jrzDp / http://goo.gl/yUyq6v