ONG SOMOS DESENVOLVE PROJETOS DE POLÍTICA PÚBLICA, COMUNICAÇÃO E ARTE

SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade é uma organização não-governamental (ONG) fundada em 10 de dezembro de 2001, situada em Porto Alegre/RS/Brasil, criada a partir da reunião de um grupo de militantes advindos/as das áreas de Luta contra a Aids e do Movimento LGBT local, com a proposta de desenvolver ações sociais com abordagens direcionadas à Comunicação e Saúde. Atualmente, as ações da organização têm foco interdisciplinar atuando nas temáticas de Direitos Sexuais, Direitos ReprodutivosDireitos Humanos a partir das áreas de Educação, Saúde, Justiça, Comunicação e Arte, tendo como missão trabalhar por uma cultura de respeito às sexualidades através da educação da sociedade e afirmação de direitos. As ações de Advocacy são o principal foco de atuação da ONG, através do desenvolvimento de estratégias de incidência política e de controle social sobre as políticas públicas relacionadas a nossos temas de trabalho. Estamos presentes em fóruns, conselhos e redes locais, nacionais e internacionais e realizamos ações estratégicas de intervenção social e de ciberativismo, ligados ao campo da internet e da comunicação.

AÇÕES

Compreendemos as áreas de Comunicação e Arte como meios potentes de transformação e de quebra de paradigmas socias ligadas às temáticas de Gênero e Sexualidade. Desta forma, na área de Comunicação trabalha-se na produção de conteúdo jornalístico próprio e na difusão de informações ligadas aos temas de trabalho através de ações em plataformas de redes sociais, site próprio e edição de publicações e materiais informativos. No âmbito da Arte, atuam na pesquisa, criação, produção e difusão de ações artísticas e culturais que abordem em suas temáticas questões representativas à diversidade de expressões da sexualidade humana, com foco na Cultura LGBT. O SOMOS é reconhecido desde 2005 como Ponto de Cultura, e desde 2009, como Pontão de Cultura, pelo Ministério da Cultura/Governo Federal, onde desenvolvemos ações de abrangência local e nacional. A ONG desenvolve também ações nas áreas de Educação e Saúde, através da gestão e execução de projetos sociais ligados à Promoção à Saúde, Acesso a Direitos e Cidadania, bem como na realização de atividades educativas temáticas em Gênero e Sexualidade, como oficinas, palestras e sensibilizaçõeses, dirigidas a diversos públicos, abordando questões a partir da perspectiva dos Direitos Humanos. Executa projetos de prevenção às IST/HIV/aids com foco na promoção da Saúde e na valorização de projetos de vida, sendo, atualmente, concentrados nos jovens.

No campo da produção de conhecimento, a ONG investe na organização de publicações, como livros e catálogos, abordando o tema da sexualidade em seus mais diversos desdobramentos e linguagens, contando com o apoio técnico de um acervo com mais de 2000 itens, entre livros, filmes e documentos, especializado nas áreas de Saúde, Sexualidade e Direitos Humanos, no Centro de Documentação Adelmo TurraCEDOCAT.

Além de tudo, atuam em fóruns de decisões e representações políticas como: Comissão de DST/Aids do Conselho Estadual de Saúde do RS, Comissão de DST/AIDS do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre, Fórum de Ong/Aids do RS, Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Coletivo de Organização da Parada Livre de Porto Alegre, Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do RS e Associação Internacional de Lésbicas, Gays e Transgêneros – ILGA.

Parabéns ao SOMOS pela atitude, para mais informações acesse o site da ONG.