AIDS: INFORMAÇÕES, DICAS DE PREVENÇÃO E LOCAIS DE APOIO

Infelizmente, Porto Alegre ainda encontra-se no epicentro de uma doença temida e que, para muitos, ainda pode significar uma sentença de morte. Há pelo menos uma década, a Aids tomou proporções em solo gaúcho. Em nível nacional, o Rio Grande do Sul também lidera o ranking. São 37,6 casos a cada 100 mil habitantes. Rondônia (35,7) e Amazonas (30,9) estão atrás dos gaúchos, respectivamente em segundo e terceiro lugar na lista. O motivo pelo qual Porto Alegre lidera este triste ranking não é um só: são vários. Um deles é que na Capital é feito um dos melhores controles epidemiológicos — ou seja, os casos são bem registrados.
Outros motivos são culturais, políticos e religiosos. Especialistas afirmam que nem sempre se investiu tanto em prevenção — só em 2011, foram aplicados pelo município (com verbas do Ministério da Saúde) mais de R$ 1 milhão em campanhas de prevenção.

Indiferente dos números, é preciso sempre tomar cuidado. Preparamos algumas informações para quem quer evitar, entender ou tem interesse em fazer o teste.

O QUE É HIV?

É um vírus, Vírus da Imunodeficiência Humana, que ataca o sistema imunológico, diminuindo as defesas do o corpo e causando a Aids.
*Importante: Toda pessoa que tem o HIV pode passar o vírus para as outras pessoas, mas nem toda pessoa que tem HIV tem Aids.

O QUE É AIDS?

A AIDS é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e é causada pelo vírus HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a doenças mais graves como tuberculose ou câncer.
* Importante: toda pessoa que tem Aids tem o vírus HIV.

COMO SE TRANSMITE O HIV?

Transar sem camisinha, sendo por sexo vaginal, anal ou oral, mesmo com alguém conhecido, pois esta pessoa pode estar infectada sem saber. Compartilhar agulhas ou seringas. A mulher com HIV, durante a gravidez, pode transmitir o vírus para o bebê.
* O HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno.

COMO NÃO SE TRANSMITE O HIV

Transar com camisinha; compartilhar talheres, pratos, copos e chimarrão; carinho, aperto de mão, abraço ou beijo na boca; uso de banheiro, piscina ou pelo ar; dormir na mesma cama; masturbação a dois; pelo suor ou lágrima; doar sangue; picada de mosquito; trabalhar e conviver com portadores do vírus HIV.

ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

Usar álcool e outras drogas diminui sua consciência, fazendo com que você esqueça de usar a camisinha, aumentando o risco de se contaminar com o vírus HIV, hepatites B e C ou outras doenças sexualmente transmissíveis.

PRESERVATIVOS

Tanto o preservativo masculino quanto o feminino e gel são distribuídos gratuitamente nas  Unidades Básicas de Saúde (UBS). Procure a UBS mais próxima de sua casa.
ONDE POSSO FAZER O TESTE 
COAS/CTA – Paulo César-Bom Fim (Centro de Testagem e Aconselhamento)
Rua Professor Manoel Lobato, 152, Centro de Saúde Vila dos Comerciários (CVSC)
Informações sobre horários para o teste: 3289.4050 e 3289.4108 – das 8h às 17h
Centro de Testagem e Aconselhamento Caio Fernando Abreu
Avenida Bento Gonçalves, 3722

Informações sobre horários para o teste: 3336.1883 e 3901.1328 – das 8h às 12h e das 13h às 17h30min

Em todas as unidades de saúde, pode ser realizado teste rápido para HIV, Sifilis e Hepatites B e C.

Atendimento para portadores de HIV e doentes de AIDS
Centro Municipal de Atendimento DST/AIDS
Rua Professor Manoel Lobato, 151, no Centro de Saúde Vila dos Comerciários (CVSC)
Informações: 3289. 4048
Marcação de consultas: 3289.4051
Horário de atendimento: das 8h às 17h
Grupo de Apoio para Pessoas Soropositivas para o HIV – COAS
Rua Professor Manoel Lobato, 151, no Centro de Saúde Vila dos Comerciários (CVSC)
Informações sobre dias e horários: 3289.4050, das 8h às 17h
Serviço de Assistência Especializada IAPI
Rua 3 de Abril, 90, no Centro de Saúde IAPI (CSIAPI) – Área 12
Informações 3289.3414
Horário de atendimento: das 8h às 18h
Serviço de Atenção Terapêutica Sanatório Partenon
Avenida Bento Gonçalves, 3722
Informações: 3336.1444
Horário de atendimento: das 8h às 18h

Contudo, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids) reconhece o Brasil como referência mundial no controle da epidemia. O documento, divulgado em 2015 destaca que o objetivo de chegar 15 milhões de pessoas em tratamento para o HIV no mundo foi alcançado nove meses antes do prazo. O relatório aponta o importante papel do País na história global de combate à doença.

O relatório destaca que o Brasil foi o primeiro país a oferecer combinação do tratamento para HIV. Segundo o documento, ao fazer isso, o governo brasileiro desafiou as projeções do Banco Mundial de que haveria um aumento de novas infecções por HIV. Com a garantia do acesso universal ao tratamento do HIV, o Ministério da Saúde negociou com multinacionais farmacêuticas para garantir a continuidade do acesso aos medicamentos antirretrovirais aos brasileiros e assim, conseguiu estruturar um programa forte de controle da epidemia.

Procure a unidade de saúde mais perto de sua casa.
Informações municipais: 156
Disque-AIDS: 0800.541.0197
Sites:
http://www.aids.gov.br/
http://www.saude.rs.gov.br/lista/193/DST-Aids